A partir de 1935, José Rodrigues Miguéis viveu nos Estados Unidos da América (com a excepção do ano em que trabalhou no Brasil - 1949-50, para acompanhar a publicação da revista «Reader's Digest»).
Nos Estados Unidos José Rodrigues Miguéis retomou a sua actividade de jornalista. Trabalhou como «Assistant Editor» para as Selecções do «Reader's Digest» e manteve contactos assíduos com os amigos portugueses para quem enviava regularmente textos para as revistas e jornais. Estabeleceu fortes ligações com as comunidades portuguesa e hispânica com as quais desenvolveu uma actividade de intervenção cultural e política. Nos anos 60 foi eleito académico correspondente da «Hispanic Society of America».
Foi nesta fase da vida que José Rodrigues Miguéis publicou e escreveu a maior parte da sua obra. Aprofundou o sentido crítico e irónico de escrever a(s) realidade(s) humana(s). Assim, com base na observação do dia-a-dia do imigrante, criou «histórias de vida» e, a partir das vivências mais íntimas, escreveu uma narrativa autobiográfica. As várias experiências de vida foram transmitidas em diferentes registos entre os quais se podem encontrar «os aforismos» (os últimos foram já publicados após o falecimento do autor).
Visitou Portugal seis vezes, por períodos mais ou menos longos, frequentemente com a intenção de voltar a residir em Lisboa, mas acabou por falecer em Nova Iorque (27 de Outubro de 1980) sem nunca ter conseguido optar pelo regresso.
Infância, Juventude e Adolescência
Vivências universitárias e Jornalismo
Partida
Nos Estados Unidos da América
© Instituto Camões, 2001