a
|
Pretendemos com este trabalho convidá-lo a conhecer um grande vulto da Literatura Portuguesa, o jurista, professor e escritor: Camilo de Almeida Pessanha.
Abordamos, num primeiro momento, aspectos da vida do autor, revisitando quer Portugal, onde nasceu e cresceu, quer Macau, onde viveu durante mais de 20 anos e onde viria a falecer.
Num segundo momento, debruçamo-nos sobre a sua obra: apresentamos um conjunto de breves considerações que tecemos em torno do Simbolismo e da Clepsydra, a fim de enquadrar esta obra naquele movimento literário de que é expoente na Literatura Portuguesa.
Por último, propomos a análise do poema Inscrição, seleccionado da Clepsydra.
Esperando despertar em si, caro leitor, o desejo de aprofundar conhecimentos sobre Camilo Pessanha, seleccionámos ainda bibliografia da obra 70o Aniversário da publicação da Clepsidra de Camilo Pessanha, Exposição bio-bibliográfica de 9 a 27 de Novembro de 1990, Instituto Português do Oriente, com o patrocínio da Fundação Oriente.
Recomendamos ainda a leitura/consulta da excelente obra, disponível na íntegra no sítio do Centro Virtual Camões, de Barbara Spaggiari: O Simbolismo na Obra de Camilo Pessanha, Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
|
a |