Aprender a brincar http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015-dp5.html Mon, 26 May 2025 04:17:19 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt naoresponder.plataforma.cvc@fbapps.pt (Centro Virtual Camões) Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna, 2S, 2014-2015 http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/aprendizagem-e-ensino-de-portugues-lingua-nao-materna-2s-2014-2015-dp18.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/aprendizagem-e-ensino-de-portugues-lingua-nao-materna-2s-2014-2015-dp18.html Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

* As candidaturas encerraram a 15 de fevereiro de 2015 *

Universidade de Coimbra - Formação a distância 
em parceria com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

2014-2015 | 2.º Semestre

Este curso realiza-se na plataforma de Formação a Distância da Universidade de Coimbra

 15 de fevereiro de 2015

 1,5

 40

 Curso não conferente de grau

 Ensino a Distância

 Português, Língua Não Materna, Ensino, Linguística

 250€

Acreditação: Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC)

 
Apresentação:

Os indicadores atualmente disponíveis sobre a posição relativa da língua portuguesa no mundo e sobre o seu peso na atividade económica internacional não deixam dúvidas sobre o potencial de crescimento do seu número de falantes, quer como língua materna, quer ainda, e decisivamente, como língua segunda e língua estrangeira. Saber português torna-se, pois, importante para um número crescente de cidadãos do mundo, por um número muito variado de razões. Nestas circunstâncias, o português, sendo já uma língua de várias cores, reúne condições para o ser mais ainda no futuro. Atender aos contextos em que os aprendentes do português se inserem e compreender os processos que estes mobilizam aquando da sua aquisição/aprendizagem serão, pois, objetivos a cumprir por parte de quem quer participar no seu ensino e na sua disseminação enquanto língua internacional.

 
Destinatários:

O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar)na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área.

Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.

 

Fatores de diferenciação

O regime integralmente não presencial permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua atual localização geográfica e também do horário laboral. Tratando-se de um curso de curta duração com natureza propedêutica, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundamentos posteriores das temáticas tratadas, quer em cursos de pós graduação conferentes de grau, quer noutros cursos de especialização nesta área.

 

Objetivos

Objetivo 1 - Desenvolver uma visão adequada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM);

Objetivo 2 - Compreender (i) os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não maternas e (ii) os princípios fundamentais de ensino de línguas não maternas;

Objetivo 3 - Caracterizar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.

 

Metodologia:

O curso, em regime de e-learning, organiza-se em torno de quatro temas. Para cada tema estão previstas atividades que visam (i) clarificar conceitos básicos e (ii) ilustrar a respetiva aplicação a casos e contextos efetivos. O desenvolvimento dos temas assenta em atividades de leitura e/ou visionamento/audição de materiais de enquadramento a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares). Assim, a metodologia utilizada intersecta o método ativo e expositivo.

 

Conteúdos programáticos:

1. Língua materna vs. língua não materna (língua estrangeira e língua segunda).


2. Bilinguismo(s) e L2. Para uma definição dos perfis de aprendentes de Português L2.


3. Interlíngua(s) e fossilização; transferência das LM e mecanismos transversais às LM. Áreas linguísticas críticas dos aprendentes de PLNM.


4. O papel do ensino na aquisição/aprendizagem de uma L2. Aquisição implícita e/ou ensino explícito da gramática: contributos para a discussão.

 

Avaliação:

De acordo com o processo de acreditação submetido ao CCPFC, e que aguarda aprovação:

A avaliação é contínua e sumativa. Cada um dos quatro temas contempla atividades obrigatórias cujo peso na classificação final varia consoante o grau de esforço exigido aos formandos.

Exige-se o mínimo de 5 valores (escala de 1 a 10) para a conclusão do curso com aproveitamento e a obtenção da respetiva certificação.

 

Equipa docente:

Cristina Martins
Coordenadora

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico, processamento psicolinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem leccionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. É diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira (FLUC). Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA).

 
Condições de acesso:

Condições gerais:

Para frequentar este curso deverá:
- Ser maior de 18 anos;
- Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet;
- Satisfazer os pré-requisitos do curso (ver abaixo).

A todos os formandos que frequentem com aproveitamento qualquer um dos cursos será entregue um Diploma da Universidade de Coimbra.


Pré-Requisitos:

Os formandos deverão ter uma proficiência mínima na língua portuguesa de nível B2, em particular no que concerne à escrita (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/
european-language-levels-cefr [descritores globais do nível B2: p. 49; descritores relativos à escrita: p. 55, p. 96 e p. 98).

Serão ainda considerados os seguintes elementos:

  • avaliação do CV;
  • carta de motivação.


Condições especiais:

Os membros da Comunidade da Universidade de Coimbra e os membros da Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra usufruem de condições especiais de acesso no que diz respeito ao custo do curso.

Sobre o valor a pagar incidirá um desconto, não cumulativo, de:

  • 10% para membros da Comunidade da Universidade de Coimbra (alunos com inscrição ativa na UC na data de início do curso; trabalhadores e docentes em exercício de funções à data de início do curso)
  • 10% para membros da Rede UC + aderentes a cartão.

No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro ou Agentes de Cooperação do Camões, I.P., I.P., o custo é de 200€, sendo o restante suportado pelo Camões, I.P.

◊ Conteúdos:

 ◊ Formulário de candidatura

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 11:35:56 +0000
Didática do Português Língua de Herança, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/didatica-do-portugues-lingua-de-heranca-2014-2015-2s-dp6.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/didatica-do-portugues-lingua-de-heranca-2014-2015-2s-dp6.html Didática do Português Língua de Herança

  • Conteúdos:

I - Objetivos
II - Público-alvo
III - Duração
IV - Organização de conteúdos
V - Número de formandos por turma
VI - Avaliação final
VII - Preço do curso
VIII - Processo de candidatura

IX - Coordenação
 

• Formulário de candidatura

  • Outros cursos
  • Regulamento de funcionamento da formação a distância

214_15 Didática do Português Língua de Herança

I - Objetivos

Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor:

1.compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com outros conceitos, como Língua Materna, Língua Estrangeira e Língua Segunda;
 
2.compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Herança;
 
3.adquirir conhecimentos acerca da origem, circulação, papel e impacto das imagens no processo de ensino-aprendizagem do Português Língua de Herança; 
 
4.intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A) que, partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados, conduzam à ação e à mudança.


II - Público-alvo

O curso de formação destina-se a Professores de Línguas e de Língua materna (Português), pertencentes aos grupos 200 (Português e Estudos Sociais), 210 (Português e Francês), 220 (Português e Inglês), 300 (Português), 320 (Francês), 330 (Inglês), 340 (Alemão), 350 (Espanhol).

 

III - Duração

Este curso de formação terá a duração de 50 horas (25 horas de trabalho presencial conjunto e 25 horas de trabalho autónomo), distribuídas por 15 semanas.

 

IV - Organização de conteúdos

A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição:

•trabalho de formação teórica individualizada e em autonomia (realização das leituras aconselhadas);
•trabalho de formação teórica colaborativa: discussão mediatizada por computador (síncrona e assíncrona) acerca das leituras efetuadas;
•realização de um projeto de Investigação‐Ação (desde a fase de conceção até à fase de análise dos dados recolhidos em sala de aula.

Os conteúdos da ação são os seguintes:
 
1.Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural;
2.Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda;
3.Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural;
4.Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática da aula de Português LH;
5.Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …);
6.Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português LH, em particular;
7.Discurso como veículo de imagens e representações de LH e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores;
8.A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.
 
Calendarização das sessões presenciais
•Arranque: 2h
•Reflexão teórica: 10h
•Como se faz um projeto de I&A: 2h
•Implementação do projeto de I&A: 9h

•Avaliação e balanço: 2h
 

V - Número de formandos por turma

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).

 

VI - Avaliação

A avaliação será contínua e os termos de avaliação serão os seguintes:

•10% - Assiduidade;
•90% - Produção de trabalhos ou materiais/participação qualitativa nas sessões síncronas e assíncronas de discussão, de acordo com a seguinte distribuição: 
•30%: portfólio, com diferentes entradas (fichas de trabalho, pesquisa, compilação de trabalhos relevantes, autoavaliação); 
•20%: participação nas discussões on line.
•40%: trabalho final (relatório com entrega atempada, correção formal, conteúdo, descrição e análise crítica do projeto de I&A implementado).
 
Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de:
 
•1 a 4,9 valores – Insuficiente;
•5 a 6,4 valores – Regular;
•6,5 a 7,9 valores – Bom;
•8 a 8,9 valores – Muito Bom;
•9 a 10 valores – Excelente. 
 

VII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 120 EUR (cento e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado na totalidade por esta instituição, pelo que os referidos docentes não terão de efetuar qualquer pagamento. 

O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.
De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.
 

VIII - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência do curso Didática do Português Língua de Herança deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao final do dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente.


IX - Coordenação
 

Sílvia Melo-Pfeifer é licenciada em Ensino de Português e de Francês e Doutorada em Didática de Línguas, pela Universidade de Aveiro. Coordenou o Ensino Português na Alemanha entre 2010 e 2013, junto da Embaixada de Portugal em Berlim. É atualmente Professora de Didática de Línguas Românicas, na Universidade de Hamburgo (Alemanha).
 
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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 11:06:53 +0000
MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/mipl2-0-materiais-interativos-para-portugues-l2-na-web-2-0-2014-2015-2s-dp15.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/mipl2-0-materiais-interativos-para-portugues-l2-na-web-2-0-2014-2015-2s-dp15.html materiaisinterativosparaportugues

* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 *

202_15 MIPL2.0: Materiais Interativos para Português L2 na web 2.0

Coordenação: Rui Vaz
Tutoria:
 
Adelina Moura

Este curso decorrerá inteiramente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões I.P., na modalidade de Oficina de Formação, com a duração de 25 horas e é creditado com 2 créditos, relevando para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


I - Objetivos 

(i) Equipar os participantes com competências pedagógicas e técnicas de desenvolvimento de materiais pedagógicos interativos, para ensino do Português L2*, destinados a publicação na Internet.

(ii) Explorar um conjunto diversificado de ferramentas da web 2.0 e habilitar os participantes a utilizá-las em contexto educativo.

(iii) Criar um espaço colaborativo onde se organizem, arquivem e disponibilizem as contribuições e trabalhos realizados, de modo a constituir-se um repositório de experiências e de produtos que, selecionados de acordo com critérios de qualidade, poderão vir também a ser incluídos na área «Aprender Português» do Centro Virtual Camões.



II - Público-alvo 

A oficina destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, residentes em Portugal ou no estrangeiro, preferencialmente dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300, e a outros agentes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Português como Língua Segunda (PL2*). A decisão no que respeita à seleção dos formandos será feita pelo Camões, I.P. e é irrevogável.


III - Duração 

A oficina terá a duração de 12 semanas, a começar no dia 25 de fevereiro de 2015, prevendo-se 25 horas de trabalho direto e 25 horas de trabalho autónomo por parte dos formandos, num total de 50 horas. 


IV - Organização e conteúdos 

A estrutura da oficina assenta na sequenciação de módulos, alternando-se actividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), trabalho autónomo/trabalho colaborativo ou cooperativo. Assim:

Módulo 0: Familiarização com o espaço virtual da oficina.

Módulo 1: Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação (Wordle, Wirenode e MobileStudy)

Módulo 2: Construção/publicação em ambiente Web (Blogger, Wordpress, Podomatic, PBWorks, Google Sites e Zoho)

Módulo 3: Criação de actividades interactivas na Web (Hotpotatoes, Webquest)

Módulo 4: Construção de Mapas Conceptuais para representação do conhecimento (Mindomo, Cmaps Tool)

Módulo 5: Exploração de ambientes imersivos em contextos educacionais (Second Life)

Módulo 6: Avaliação da Oficina



V - Número de formandos por turma 

O número máximo de formandos será de 25 (vinte e cinco).


VI - Avaliação e certificação 

. Avaliação pelos formandos

. Avaliação pelo formador

. Avaliação externa

A Classificação final é obtida através da aplicação da fórmula AC*40% + APTP*40% + RFRC*20%, sendo que AC – Avaliação contínua (assiduidade e participação), APTP – Avaliação do portfólio e dos trabalhos produzidos e RFRC – Relatórios dos formandos/reflexão crítica.

Para os efeitos previstos no artigo 5.°, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 e 300.


VII - Preço do curso 

A frequência da oficina implica o pagamento de 200 EUR (duzentos euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta será enviado aos candidatos que forem selecionados.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


VIII - Processo de candidatura 

Os candidatos à frequência desta oficina de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente. Os dados fornecidos estão sujeitos a verificação por parte do Camões, I.P.


IX - Coordenação e tutoria

Rui Vaz é coordenador do Centro Virtual Camões, mestre em Ciências da Educação e doutorando da Universidade de Lisboa em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Adelina Moura é doutora em Educação - Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho mestre em Educação - Supervisão Pedagogica do Ensino do Português.


PL2 - Neste contexto, entende-se por PL2 qualquer caso em que o aluno não tem o Português como língua materna, bem como o caso em que, sendo esta a língua dos pais, o aluno não tem proficiência correspondente à de falantes nativos com a mesma idade.
 

Conteúdos:

I - Objetivos
II - Público-alvo
III - Duração
IV - Organização e conteúdos
V - Número de formandos por turma
VI - Avaliação e certificação
VII - Preço do curso
VIII - Processo de candidatura

IX - Coordenação e tutoria

 
 
 

 

Formulário de candidatura

 

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 10:59:26 +0000
Tradução e Tecnologias de Informação Linguística, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-2014-2015-2s-dp17.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/traducao-e-tecnologias-de-informacao-linguistica-2014-2015-2s-dp17.html traducaoetecnologiasdeinformacaolinguistica

* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 *

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

401_15 Tradução e Tecnologias de Informação Linguística

2014-2015 | 2.º Semestre
 

Coordenação: Prof.ª Doutora Palmira Marrafa (Universidade de Lisboa)

Tutoria: Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes (Universidade de Lisboa)

 
Objetivos:

Desenvolvimento de competências com vista ao domínio de métodos e práticas de tradução com recurso a ferramentas linguísticas fiáveis e a tecnologias de gestão, aproveitamento e organização da informação, com particular destaque para as computacionais.

 
Línguas-fonte:

Espanhol, Francês e Inglês (em paralelo). Os formandos poderão trabalhar com uma, duas ou todas as três línguas, tendo sempre o Português como língua alvo.

 

Conteúdos programáticos:

O curso está organizado em módulos, que incluem os seguintes tópicos:


Módulo 1

Tradução, tradução assistida por computador (TAC) e tradução automática (TA):

• fiabilidade;
• harmonização;
• eficiência.

Módulo 2

Tradução e informação

• dicionários e enciclopédias online;
• glossários bilingues e multilingues online;
• corpora paralelos;
• bases de dados terminológicas;
• redes léxico-conceptuais (generalistas e de especialidade).

Módulo 3

Ferramentas para Tradução Assistida por Computador (TAC)

• sistemas de tradução automática;
• sistemas de memórias de tradução;
• sistemas de gestão terminológica;
• sistemas de localização.

Módulo 4

Utilização de ferramentas de TAC específicas: memórias de tradução

• apresentação geral de uma ferramenta;
• funcionalidades básicas;
• criação e utilização de memórias de tradução

Módulo 5

Utilização de ferramentas de TAC específicas: gestão terminológica

• apresentação de um sistema de gestão terminológica;
• funcionalidades básicas;
• criação e utilização de glossários

Módulo 6

Utilização de ferramentas de TAC específicas: alinhamento e outras funcionalidades avançadas

• tradução e reaproveitamento de tradução;
• alinhamento de originais e de traduções anteriores para extração semi-automática de memórias de tradução;
• funcionalidades avançadas

 
Público-alvo:

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Tradumática.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Camões, I.P., este considere como adequado a seguir esta formação.
 

Outros requisitos:

Os candidatos deverão ter conhecimentos básicos de informática, na ótica do utilizador, nos seguintes domínios:

a) explorador de ficheiros: criar, renomear, copiar e apagar ficheiros e pastas; comprimir e descomprimir ficheiros; configurar propriedades de visualização de ficheiros e pastas; aceder a pastas do sistema;

b) editores de texto: reconhecer diferentes tipos de ficheiros de texto (.txt, .rtf, .doc, .docx); trabalhar com o Microsoft Word (2004, 2007, 2010); configurar propriedades desta aplicação;

c) outros: trabalhar com as funcionalidades básicas do Microsoft Excel.


A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível de reapreciação.

 

Duração do curso:

O curso terá uma duração de dezoito semanas, a começar no dia 25 de fevereiro de 2015, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.

 

Número de formandos por turma:

O número máximo de formandos por turma será de trinta e cinco.

 

Creditação e avaliação final:

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos seis créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas;

Participação em atividades de avaliação (trabalhos e/ou testes) -18 horas.

 

Processo de avaliação:

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a) Atividades desenvolvidas durante cada um dos módulos;

b) Participação em chats e fóruns;

c) Testes de avaliação relativos aos conhecimentos e/ou competências adquiridas em cada módulo (num total de quatro).


Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (A, B, C, D ou E), caso a avaliação final seja positiva.

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão preenchidos no final do curso.

 

Preço do curso:

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% por esta instituição, pelo que os docentes/agentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 
Processo de candidatura:

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente.

 
Notas biográficas:

Prof.ª Doutora Palmira Marrafa, docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. Professora nas áreas de Linguística, Linguística Computacional e Engenharia da Tradução. Directora do Programa em Tradução e Interpretação (Mestrado e Doutoramento). Directora do minor em Processamento da Linguagem Natural da Licenciatura em Artes e Humanidades. Coordenadora do Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical.

Doutora Raquel Amaro e Doutora Sara Mendes, investigadoras do CLG - Grupo de Computação do Conhecimento Léxico-Gramatical, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Conteúdos:

  • Formulário de candidatura

 

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 10:17:12 +0000
Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/estudos-pos-coloniais-atlanticos-sul-2014-2015-2s-dp14.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/estudos-pos-coloniais-atlanticos-sul-2014-2015-2s-dp14.html estudosposcoloniais

* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 *

103_15 Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul 
Coordenação: Roberto Vecchi, Margarida Calafate Ribeiro 

O Camões, I.P. vai lançar a 8.ª edição do curso Estudos Pós-coloniais: Atlânticos Sul em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, Professor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Director de projectos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/ Faculdade de Economia e responsável pela cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

O curso será ministrado exclusivamente a distância, através da plataforma de aprendizagem do Camões, I.P..


I - Objetivos

1) Analisar as dinâmicas de viagem, colonização, império, resistência e libertação no espaço do Atlântico Sul e das culturas de língua portuguesa nele geradas, a partir dos trânsitos havidos.

2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural.

3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismo no Atlântico Sul de língua portuguesa.

4) Planificar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento individuais que se poderão desenvolver, em breve, também no âmbito do Curso Avançado de Estudos Pós-Coloniais atualmente em fase de construção.
 


II - Conteúdos programáticos

Módulo 1
Fundação do espaço atlântico - os textos do encontro e da fundação.

Módulo 2
Consolidação do espaço atlântico - fluxos e refluxos humanos e culturais.

Módulo 3
A desagregação do império luso-brasileiro e a reconfiguração do espaço atlântico.

Módulo 4
Lusotropicalismo

Módulo 5
Guerras Coloniais, Revolução e descolonização

Módulo 6
Atlânticos do Sul de hoje: pós-colonialismos 
e lusofonia.



III - Público-alvo

O curso destina-se a um público com dois perfis distintos:

a) a licenciandos e licenciados, portugueses ou estrangeiros, residentes no estrangeiro, que manifestem interesse em aprofundar conhecimentos no âmbito do estudo da Literaturas Africanas em Língua Portuguesa.

b) a licenciandos e licenciados, residentes em Portugal, com curriculum vitae que, uma vez apreciado pelo Instituto Camões, este considere como adequado a seguir esta formação.

A seleção dos formandos é da responsabilidade do Camões, I.P. não sendo suscetível 
de reapreciação.



IV - Duração do curso

O curso terá uma duração de cinco meses, a começar no dia 25 de fevereiro de 2015, prevendo-se um total de 168 (cento e sessenta e oito) horas de trabalho por parte dos formandos. Este trabalho inclui atividade: (a) autónoma, para leitura de textos e reflexão sobre as matérias neles versadas; (b) com apoio a distância através de tutoria síncrona; (c) com participação assíncrona em fóruns de discussão e (d) de elaboração de trabalhos e/ou testes.



V - Número de formandos por turma

O número de formandos por turma será de vinte. Poderão ainda ser admitidos diretamente à turma até 5 alunos da Universidade de Bolonha.



VI - Creditação e avaliação final

No âmbito do processo de normalização de atribuição de créditos por parte de instituições europeias de ensino superior, conhecido por ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System), serão atribuídos 6 (seis) créditos (ECTS) aos formandos que frequentarem com sucesso este curso de formação a distância.

A atribuição destes créditos pressupõe a seguinte carga horária:

Leitura autónoma de materiais - 60 horas;

Trabalho individual, implicando reflexão sobre as matérias versadas nos diferentes módulos (ver ponto 3, acima), bem como participação assíncrona em fóruns lançados para cada um dos referidos módulos - 80 horas;

Participação em atividades de tutoria síncrona individual (chat) - 10 horas; Participação em atividades de avaliação (trabalhos e
/ou testes) -18 horas.



VII - Processo de avaliação

A avaliação dos formandos será feita com base em:

a. Trabalhos ou testes para cada um dos módulos (num total de cinco);

b. Participação em chats e fóruns;

c. Um trabalho final, que implicará o aquisição de conhecimentos e/ou competências relativos a todos os módulos.

Do diploma final constará não apenas a certificação de frequência como ainda a nota atribuída (escala de A a FX).

Haverá lugar a avaliação do curso por parte dos formandos e do formador. Para tal, serão concebidos um questionário para o formador e outro para os formandos, que serão 
preenchidos no final do curso.

 

VIII - Preço do curso

A frequência do curso implica o pagamento de 320 EUR (trezentos e vinte euros). No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P., este custo é suportado em 50% pelo Camões, I.P., pelo que os docentes terão de pagar apenas metade do valor indicado. O pagamento será feito através de transferência bancária. O número da conta para depósito será enviado aos candidatos que forem selecionados. Uma vez efetuado o pagamento, não há lugar a reembolso.



IX - Processo de candidatura

Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário eletrónico que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 11 de fevereiro de 2015, impreterivelmente. 

De acordo com o regulamento da formação a distância do Instituto Camões, O Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.


X - Notas biográficas

Professor Doutor Roberto VecchiProfessor Associado Confirmado de Literatura Portuguesa e Brasileira na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere, Università degli Studi di Bologna, Professor e Diretor de projetos do Programa de Doutorado de Iberística com sede em Bolonha.

Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro
Doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, docente nos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia e responsável pela Cátedra Camões, I.P./Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.

 

Conteúdos:

I - Objetivos
II - Conteúdos programáticos
III - Público-alvo
IV - Duração
V - Número de formandos por turma
VI - Creditação e avaliação final
VII - Processo de avaliação
VIII - Preço do curso
IX - Processo de candidatura
X - Notas biográficas

 
 
 
  • Formulário de candidatura

 

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 10:13:40 +0000
Português para Estrangeiros, Nível C1, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portugues-para-estrangeiros-nivel-c1-2014-2015-2s-dp23.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portugues-para-estrangeiros-nivel-c1-2014-2015-2s-dp23.html  

* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 *

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

312_15 Português para Estrangeiros, nível C1

2014-2015 | 2.º Semestre
 

Coordenação: Mónica Pereira

Tutoras: Ana Santos e Lúcia Mascarenhas

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível C1, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Joana Rosário, da Divisão de Programação, Formação e Certificação, Direção de Serviços de Língua e Cultura.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual Camões.

 
Finalidade:

Pretende-se divulgar a língua e a cultura portuguesas, permitindo a todos os cidadãos estrangeiros aprender Português na sua variante europeia.

No final do curso, os aprendentes devem ser capazes de comunicar, oralmente e por escrito, com fluência, de forma organizada e bem estruturada, dominando mecanismos de coesão do discurso. Espera-se que os aprendentes sejam capazes de compreender textos longos e complexos, identificando sentidos implícitos. Devem ainda ser capazes de ler e interpretar de forma crítica textos literários e não literários, reconhecendo expressões idiomáticas e referências culturais.

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento bastante razoável da língua que se traduz em ser capaz de comunicar com alguma espontaneidade. Devem ser capazes de compreender as ideias principais em textos com alguma complexidade. Devem ser ainda capazes de comunicar, oralmente e por escrito, sobre temas variados e da atualidade.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em doze módulos e que serão disponibilizados ao longo de doze semanas. Prevê-se que os participantes despendam cerca de oito horas por semana nas diversas atividades do curso e que consistem resumidamente em:

i) Trabalho autónomo: leitura e audição de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; realização de diversas atividades e de exercícios gramaticais. Os alunos têm ainda a oportunidade de utilizar os recursos disponíveis no sítio do Centro Virtual Camões.

ii) Trabalho com o tutor: cerca de 30 minutos por semana de interação oral com a tutora; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 

Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de, pelo menos, dez atividades de autoavaliação das doze que compõem o curso.

Sugerimos que os aprendentes consultem antes as referências apresentadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas antes de escolherem o curso que pretendem frequentar. Podem mudar de curso durante as duas primeiras semanas, se assim o entenderem ou por sugestão da tutora. Para mais informações, consultar o seguinte endereço:

http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr
 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

 

Inscrições: até 11 de fevereiro de 2015

Pagamento da inscrição: de 14 a 22 de fevereiro de 2015

Início do Curso: 25 de fevereiro de 2015

 

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

 
Certificação

Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira (DIPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

Conteúdos:

  • Formulário de candidatura

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 10:06:56 +0000
Português para Estrangeiros, Nível B2, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portugues-para-estrangeiros-nivel-b2-2014-2015-2s-dp23.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portugues-para-estrangeiros-nivel-b2-2014-2015-2s-dp23.html portuguesparaestrangeirosB2

* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 *

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

311_15 Português para Estrangeiros, nível B2

2014-2015 | 2.º Semestre
 

Coordenação: Mónica Braz Pereira

Tutoras: Joana Câmara e Sandra Torrado Pires

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P) promove o Curso de Português Língua Estrangeira, nível B2, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Mónica Pereira, da Divisão de Programação, Formação e Certificação, Direção de Serviços de Língua e Cultura.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual Camões.

 
Finalidade:

Pretende-se divulgar a língua e a cultura portuguesas, permitindo a todos os cidadãos estrangeiros aprender Português na sua variante europeia.

Os aprendentes devem ser capazes de comunicar de forma clara e espontânea sobre assuntos relacionados com os seus centros de interesse, assim como compreender textos com alguma complexidade, explicando pontos de vistas. No final do curso, espera-se que os alunos atinjam o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QERC).

O curso permite ainda promover a comunicação entre os diferentes participantes, no sentido de lhes proporcionar experiências ricas de interculturalidade.

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português europeu. Os aprendentes devem possuir um conhecimento elementar da língua que se traduz em ser capaz de produzir, oralmente e por escrito, um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal. Devem ainda ser capazes de compreender as questões principais de assuntos conhecidos, desde que seja usada uma linguagem clara.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em doze módulos e que serão disponibilizados ao longo de doze semanas. Prevê-se que os participantes despendam cerca de oito horas por semana nas diversas atividades do curso e que consistem resumidamente em:

i) Trabalho autónomo: leitura e audição de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; realização de diversas atividades e de exercícios gramaticais. Os alunos têm ainda a oportunidade de utilizar os recursos disponíveis no sítio do Centro Virtual Camões.

ii) Trabalho com o tutor: cerca de 30 minutos por semana de interação oral com a tutora; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 

Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de, pelo menos, dez atividades de autoavaliação das doze que compõem o curso.

 

Sugerimos que os aprendentes consultem antes as referências apresentadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas antes de escolherem o curso que pretendem frequentar. Podem mudar de curso durante as duas primeiras semanas, se assim o entenderem ou por sugestão da tutora. Para mais informações, consultar o seguinte endereço:

http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr

 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

Inscrições: até 11 de fevereiro de 2015

Pagamento da inscrição: de 14 a 22 de fevereiro de 2015

Início do Curso: 25 de fevereiro de 2015

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

 
Certificação

Aos participantes deste curso que o frequentem com aproveitamento será atribuído um certificado de aproveitamento. Caso desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE), para o qual o curso serve de preparação.

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

Conteúdos:

  • Formulário de candidatura
  • Outros cursos
 

 

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 10:02:40 +0000
Português para Estrangeiros, Nível B1, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portugues-para-estrangeiros-nivel-b1-2014-2015-2s-dp23.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portugues-para-estrangeiros-nivel-b1-2014-2015-2s-dp23.html portuguesparaestrangeirosB1

* As candidaturas encerraram a 11 de fevereiro de 2015 *

Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

310_14 Português para Estrangeiros, nível B1

2014-2015 | 2.º Semestre
 

Coordenação: Mónica Braz Pereira

Tutoras: Ana Santos, Joana Câmara, Lúcia Mascarenhas, Sandra Torrado Pires

O Camões, I.P. vai promover o nível B1 do Curso de Português Língua Estrangeira, no âmbito do seu Programa de Formação a Distância, coordenado pela Dr.ª Mónica Pereira, da Divisão de Programação, Certificação e Formação do Camões, I.P.

O Curso decorrerá exclusivamente através da plataforma de aprendizagem eletrónica disponível no Centro Virtual do Camões, I.P.

 
Finalidade:

Tendo em conta que se trata de um curso a distância, pretende-se dar a oportunidade a todos os cidadãos estrangeiros de aprender Português, conhecer Portugal e a sua cultura, atingindo públicos-alvo que de outro modo estariam impossibilitados de o fazer.

É também finalidade deste curso estimular a comunicação entre os diversos participantes, no sentido de proporcionar experiências de interculturalidade.

Espera-se que os alunos, no final do Curso, atinjam o nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

 
Público-alvo:

O Curso destina-se a participantes que desejem aprofundar e desenvolver a sua competência comunicativa em Português e que possuam da língua um conhecimento elementar que se traduz em ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre questões familiares ou de interesse pessoal.

 

Organização e metodologia:

O curso estrutura-se em 14 módulos semanais.

Prevê-se que os participantes despendam 8 horas por semana nas diversas atividades do curso:

i) Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários, incluindo gramaticais, do manual ou de outros colocados na plataforma.

ii) Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

 
Avaliação:

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.

A avaliação dos participantes será feita com base em:

1. Realização de trabalhos ou testes para cada módulo que compõem o curso;

2. Participação em chats e fóruns;

3. Trabalho final que implicará a aquisição de conhecimentos relativos a todos os módulos do curso em interação com outros conhecimentos já adquiridos.

 

Número de participantes:

O número de formandos por turma será de 25 (vinte e cinco).

 

Calendarização:

Inscrições: até 11 de fevereiro de 2015

Pagamento da inscrição: de 14 a 22 de fevereiro de 2015

Início do Curso: 25 de fevereiro de 2015

 

Propina de inscrição:

O valor da propina é de 320 EUR (trezentos e vinte euros). O pagamento será feito por transferência bancária. Será enviado aos candidatos selecionados o número da conta para a qual deverá ser feita a transferência.

De acordo com o regulamento da formação a distância, o Camões, I.P. reserva-se o direito de cancelar os cursos que, à data de início, não tenham o número mínimo de inscrições necessárias à sua realização, o qual corresponde às vagas definidas na publicitação do curso. O Camões, I.P. procederá à devolução do pagamento já efetuado por formandos de cursos nessa situação.

 

Seleção

Camões, I.P. será responsável pela seleção dos candidatos.

 

Requisitos

Os candidatos deverão possuir:

. Internet;

. Um computador multimédia;

. Auscultadores e um microfone;

. Instalação do programa Skype no computador (a instalação é gratuita a partir de www.skype.com);

. O manual Português XXI, nível 3 (livro do aluno, caderno de exercícios e o CD áudio).


Haverá 20% de desconto na compra do referido material à Editora Lidel.

Para mais informações, contacte, por favor, depinternacional@lidel.pt.

Os contactos com a editora deverão ser feitos pelos participantes.

 
Certificação

Os participantes deste curso que desejem certificar a sua proficiência em Língua Portuguesa poderão candidatar-se aos exames do Sistema de Certificação e Avaliação do Português Língua Estrangeira (SCAPLE) para obtenção do Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira (DIPLE).

Para mais informações, consulte, por favor http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principla_en_htm.

 Conteúdos:

  • Formulário de candidatura

 

 

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 09:59:46 +0000
Portuguese for Foreigners, level A2, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portuguese-for-foreigners-level-a2-2014-2015-2s-dp24.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portuguese-for-foreigners-level-a2-2014-2015-2s-dp24.html portugueseforforeignersA2

* Applications closed *

Formação a distância | E-Learning - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

309_15 Portuguese for Foreigners, level A2

2014-2015 | 2nd Semester
 

Coordination: Mónica Braz Pereira

Teachers: Ana Santos, Joana Câmara, Lúcia Mascarenhas, Sandra Torrado Pires

The Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 2. This course is coordinated by Mónica Braz Pereira, Camões, I.P. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see requirements below).
 

Objectives:

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning (CEFR), it is expected that those taking part in it will achieve the A2 level.

 
Participants:

The course is aimed at those who want to further their knowledge of the Portuguese language. It is expected that participants can: understand sentences and frequently used expressions related to areas of most immediate relevance (e.g. very basic personal and family information, shopping, local geography, employment); can communicate in simple and routine tasks requiring a simple and direct exchange of information on familiar and routine matters; can describe in simple terms aspects of his/her background, immediate environment and matters in areas of immediate need.

 

Number of participants:

20.

 
Duration:

The course will last for four months, beginning February 25.

 

Details:

The online course is structured around 14 weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:

- Reading and listening to material related to a certain unit;

- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.


2. Work with the tutor:

- Participation in chats;

- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;

- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.


Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

 

Requirements:

Candidates must have:

- broadband Internet;

- a multimedia computer;

- headphones and a microphone or a headset;

- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);

Português XXI, level 2, Student Book (textbook);

- the respective exercise book and audio CD;

- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.


Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Camões, I.P. itself will not establish these contacts.

 

Fee:

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.
 

Selection

The Camões, I.P. will be fully responsible for the selection of the candidates.

 

Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm.

 
Application

Candidates must fill in an application form until February 11.

Contents:

 

Application form

 

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 09:55:55 +0000
Portuguese for Foreigners, level A1, 2014-2015, 2S http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portuguese-for-foreigners-level-a1-2014-2015-2s-dp25.html http://cvc.instituto-camoes.pt/arquivo-2014-2015/portuguese-for-foreigners-level-a1-2014-2015-2s-dp25.html portugueseforforeignersA1

* Applications open until February 11, 2015 *

Formação a distância | E-Learning - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

308_15 Portuguese for Foreigners, level A1

2014-2015 | 2nd Semester
 

Coordination: Mónica Braz Pereira

Teachers: Ana Santos, Joana Câmara, Lúcia Mascarenhas, Sandra Torrado Pires

The Camões, Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) is launching an online course entitled Portuguese for Foreigners, level 1. This course is coordinated by Mónica Braz Pereira, Camões, I.P. The course will be totally delivered online, using a course management system as well as other useful software (see requirements below).
 

Objectives:

The main objective of this course is to give an opportunity to all those who want to learn Portuguese to do it online. In terms of the Common European Framework of Reference for Language Learning (CEFR), it is expected that those taking part in it will achieve the A1 level.

 
Participants:

The course is aimed at those who want to learn Portuguese and have no prior knowledge of this language.

 

Number of participants:

20.

 
Duration:

The course will last for four months, beginning February 25.

 

Details:

The online course is structured around 14 weekly blocks; learners will spend 8 hours a week on it, as follows:

1. Autonomous work:

- Reading and listening to material related to a certain unit;

- Doing exercises, both those included in the textbook and those placed online.


2. Work with the tutor:

- Participation in chats;

- 30-minute weekly oral interaction with the tutor;

- Posts to forums about difficulties felt or specific points of interest to all participants.


Materials and instructions for their use will be will be placed weekly on the learning platform. Oral interaction sessions will be scheduled on a weekly basis. Every other week there will be formative mini-tests to solve, allowing the learners to identify their difficulties and the tutor to better cater for learners' needs. English will be used initially as communication language.

 

Requirements:

Candidates must have:

- broadband Internet;

- a multimedia computer;

- headphones and a microphone or a headset;

- Skype installed on their computers (free download at www.skype.com);

Português XXI, level 1, Student Book (textbook);

- the respective exercise book and audio CD;

- optionally, Gramática Activa 1, a grammar book.


Participants will have a 20% discount when buying the above learning materials (textbook, exercise book, audio CD and grammar book) directly from the publisher. For further information please contact the publisher at depinternacional@lidel.pt. The Camões, I.P. itself will not establish these contacts.

 

Fee:

There will be a 320 EUR fee. Payment will be made by bank transfer. We will send our bank account details to the selected participants.
 

Selection

The Camões, I.P. will be fully responsible for the selection of the candidates.

 

Certification

Participants in the course who want to get a certificate can submit to the DEPLE examination (Elementary Diploma of Portuguese as a Foreign Language). For further information please visit http://www.fl.ul.pt/unidades/centros/caple/principal_en.htm.

 
Application

Candidates must fill in an application form until February 11.

Contents:

  • Application form

 

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catarina.lopes@camoes.mne.pt (Catarina Isabel Lopes) arquivo_2014_2015 Mon, 14 Sep 2015 09:50:42 +0000