Julião Sarmento

Julião SarmentoLisboa ¶ 1948

  Julião Sarmento
  Créditos fotográficos / Photographic credits:
Abílio Leitão

Tendo frequentado o curso de Arquitectura da ESBAL entre 1967 e 1974, Julião Sarmento iniciou a sua carreira na década de 70 e é actualmente um dos artistas portugueses com um percurso internacional mais solidamente firmado. Tendo passado pela figuração de inspiração pop e pelas práticas pós-conceptuais, com destaque para o filme a que regressou em anos recentes, Sarmento tornou-se conhecido sobretudo como pintor, conotado com o "regresso à pintura", nos anos 80 que são a década de início do seu percurso internacional, com destaque para as presenças na Documenta de Kassel em 1982 e 1987. Enquanto pintor, Julião Sarmento gere um referencial muito diversificado conjugando citações ora populares ora eruditas com origens muito diversificadas. O efeito produzido por essa sobreposição remete sobretudo para dois universos, o da literatura e o do cinema, que funcionam como eixos estruturantes da sua obra. ¶ Inicialmente as suas pinturas confrontam fragmentos, imagens de glamour e de violência, com a palavra que aparece como uma indicação ou aviso, explorando a imagética do inconsciente e o caracter inquietante do intermitente em representação. Na transição das décadas de 80 para 90, a sua pintura torna-se mais sóbria e contida, adoptando uma depuração quase monacal. É o período das Pinturas Brancas, em que predomina o desenho a grafite sobre fundo branco, e que coincide com a plena consagração nacional ao representar Portugal na Bienal de Veneza de 1997. Nesta fase o autor transporta a representação do feminino, desde sempre presente ao ponto de ser a imagem de marca da sua obra, para um novo patamar de subtileza e insinuação. Ao incidir de uma maneira mais explícita sobre a prática do desenho interrompido, o trabalho do artista prossegue a infindável tarefa de fazer coincidir o trabalho de invenção e criação plástica com a exploração do território de formulação e questionação do desejo nas suas infinitas modelações.

 

 

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