RETRATOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2
PREPARAÇÃO
Fotos retiradas da imprensa.
DESENVOLVIMENTO
Formar pequenos grupos. Distribuir um conjunto variado de imagens de pessoas (de preferência anónimas) previamente recortadas de revistas. Para cada personagem, e a partir unicamente da mensagem visual, os alunos vão inventar uma identidade: nome, idade, profissão, família, etc. Vão ainda, para cada personagem, fazer a lista de cinco “objetos pessoais” guardados numa gaveta.No final, cada grupo apresenta os retratos a que chegou, explicando como interpretou os elementos de cada imagem (a roupa, a atitude corporal, os gestos, o enquadramento, etc) para chegar a este ou àquele dado.
SIGLAS E ACRÓNIMOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A1 / A2
MATERIAL
Jornais, dicionário.
DESENVOLVIMENTO
Colocar à disposição dos alunos vários jornais. A atividade consiste, numa primeira fase, em fazer a lista das siglas e acrónimos encontrados e em identificar o respetivo significado (recurso ao dicionário se for preciso).Cada grupo prepara seguidamente um teste de escolha múltipla, com 10 itens e três opções de resposta. Trocam-se os testes entre os grupos para realização. No quadro, faz-se uma tabela de classificação onde se inscreve a pontuação de cada grupo. Trocam-se os testes mais duas vezes. A pontuação final é o resultado das três voltas. Ganha o grupo que obtiver maior pontuação.
OBSERVAÇÕES
Uma atividade semelhante pode ser realizada com “palavras difíceis”.
TEXTOS MISTURADOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B2
PREPARAÇÃO
Escolha um tema e procure dois textos simples, de dimensão semelhante, mas de géneros claramente diferentes. Ex.: a descrição literária de um animal (um cão, um gato, etc.) e uma entrada de uma enciclopédia. Reescreva-os como um único texto, misturando períodos de um e de outro.
DESENVOLVIMENTO
A atividade consiste em restituir os textos originais, escrevendo cada um deles.
OBSERVAÇÕES
Veja um exemplo desta atividade (para realizar em linha) no seguinte endereço:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/desafios/05/desafios5.html
UM POUCO DE MOVIMENTO
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A2 / B1
PREPARAÇÃO
O grupo coloca-se em círculo.
DESENVOLVIMENTO
Neste jogo, elementos deixam o seu lugar no círculo para se colocarem no meio do grupo. As condições são colocadas sucessivamente por cada aluno.Comece o jogo, utilizando a estrutura que deverá funcionar como modelo. Ex.: Corre para o meio da sala... se tiveres sapatos pretos.Na continuação do jogo, as condições poderão incidir não só na descrição física, mas também nos gostos, comportamentos, etc. Ex.: ... se gostares de futebol. / ... se estiveres cansado / ...Se houver tempo, o jogo pode continuar no sentido inverso, até que cada elemento tenha regressado ao seu lugar inicial.
OBSERVAÇÕES
Do ponto de vista gramatical, esta atividade é muito útil para treinar o futuro do conjuntivo.
VOCÊ É UMA PESSOA ROMÂNTICA?
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2
DESENVOLVIMENTO
Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respetivos pontos e veem o resultado no final.
OBSERVAÇÕES
Numa versão mais simples, a atividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redação das questões.Exemplos de questões:Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se:(a) escreve-lhe uma carta.(b) envia-lhe um «e-mail».(c) aproveita o intervalo de uma reunião.Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico?(a) uma praia deserta.(b) um centro comercial.(c) uma sala de cinema.