Retratos

Retratos
RETRATOS NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 PREPARAÇÃO Fotos retiradas da imprensa. DESENVOLVIMENTO Formar pequenos grupos. Distribuir um conjunto variado de imagens de pessoas (de preferência anónimas) previamente recortadas de revistas. Para cada personagem, e a partir unicamente da mensagem visual, os alunos vão inventar uma identidade: nome, idade, profissão, família, etc. Vão ainda, para cada personagem, fazer a lista de cinco “objetos pessoais” guardados numa gaveta.No final, cada grupo apresenta os retratos a que chegou, explicando como interpretou os elementos de cada imagem (a roupa, a atitude corporal, os gestos, o enquadramento, etc) para chegar a este ou àquele dado.

Siglas e Acrónimos

Siglas e Acrónimos
SIGLAS E ACRÓNIMOS NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / A2 MATERIAL Jornais, dicionário. DESENVOLVIMENTO Colocar à disposição dos alunos vários jornais. A atividade consiste, numa primeira fase, em fazer a lista das siglas e acrónimos encontrados e em identificar o respetivo significado (recurso ao dicionário se for preciso).Cada grupo prepara seguidamente um teste de escolha múltipla, com 10 itens e três opções de resposta. Trocam-se os testes entre os grupos para realização. No quadro, faz-se uma tabela de classificação onde se inscreve a pontuação de cada grupo. Trocam-se os testes mais duas vezes. A pontuação final é o resultado das três voltas. Ganha o grupo que obtiver maior pontuação. OBSERVAÇÕES Uma atividade semelhante pode ser realizada com “palavras difíceis”.

Textos Misturados

Textos Misturados
TEXTOS MISTURADOS NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 PREPARAÇÃO Escolha um tema e procure dois textos simples, de dimensão semelhante, mas de géneros claramente diferentes. Ex.: a descrição literária de um animal (um cão, um gato, etc.) e uma entrada de uma enciclopédia. Reescreva-os como um único texto, misturando períodos de um e de outro. DESENVOLVIMENTO A atividade consiste em restituir os textos originais, escrevendo cada um deles. OBSERVAÇÕES Veja um exemplo desta atividade (para realizar em linha) no seguinte endereço:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/desafios/05/desafios5.html

Um Pouco de Movimento

Um Pouco de Movimento
UM POUCO DE MOVIMENTO NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 PREPARAÇÃO O grupo coloca-se em círculo. DESENVOLVIMENTO Neste jogo, elementos deixam o seu lugar no círculo para se colocarem no meio do grupo. As condições são colocadas sucessivamente por cada aluno.Comece o jogo, utilizando a estrutura que deverá funcionar como modelo. Ex.: Corre para o meio da sala... se tiveres sapatos pretos.Na continuação do jogo, as condições poderão incidir não só na descrição física, mas também nos gostos, comportamentos, etc. Ex.: ... se gostares de futebol. / ... se estiveres cansado / ...Se houver tempo, o jogo pode continuar no sentido inverso, até que cada elemento tenha regressado ao seu lugar inicial. OBSERVAÇÕES Do ponto de vista gramatical, esta atividade é muito útil para treinar o futuro do conjuntivo.

Você é uma pessoa romântica?

Você é uma pessoa romântica?
VOCÊ É UMA PESSOA ROMÂNTICA? NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 DESENVOLVIMENTO Apresente a atividade: elaborar um questionário subordinado à questão “Você é uma pessoa romântica?”Em grupo, os alunos vão redigir as questões e as opções de resposta, assim como definir a respetiva pontuação (distribuindo “mais” ou “menos” pontos, consoante as respostas sejam “mais” ou “menos” românticas). Seguidamente, vão escrever a chave que permitirá a cada pessoa, depois de fazer o teste, somar a pontuação e saber o resultado (Ex: Mais de x pontos / Entre y e z pontos / Menos de x ’ pontos).Trocam-se os questionários entre os grupos. Em cada grupo, um aluno lê em voz alta as questões e os outros tomam nota da sua resposta. No final, o mesmo aluno lê a pontuação de cada resposta. Os restantes alunos do grupo vão somando os respetivos pontos e veem o resultado no final. OBSERVAÇÕES Numa versão mais simples, a atividade pode consistir na adaptação de um questionário já existente, recolhido na chamada imprensa “cor-de-rosa”, mantendo a estrutura e adaptando as questões e a chave do resultado ao novo tema. As questões podem ser de escolha múltipla ou de verdadeiro / falso. Caso se pretenda, por exemplo, exercitar as estruturas interrogativas, pode-se dar uma instrução nesse sentido para a redação das questões.Exemplos de questões:Está apaixonado por um(a) colega de trabalho. Resolve declarar-se:(a) escreve-lhe uma carta.(b) envia-lhe um «e-mail».(c) aproveita o intervalo de uma reunião.Na sua opinião, qual é o local ideal para um encontro romântico?(a) uma praia deserta.(b) um centro comercial.(c) uma sala de cinema.

Serão Em Família

Serão Em Família
SERÃO EM FAMÍLIA NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 PREPARAÇÃO Selecione, num guia de programação televisiva, três programas, em canais diferentes, à mesma hora da noite. Faça uma montagem dos resumos e fotocopie. DESENVOLVIMENTO Forme grupos de três elementos e distribua o material. Cada grupo representará uma família em que os diferentes elementos querem ver um programa diferente. Como só há uma televisão, é necessário argumentar e convencer os outros...Antes de mais, o grupo deve definir quem são os membros da família (cada elemento do grupo representa um papel) e qual o programa que cada um quer ver. Depois, cada elemento tem de imaginar os argumentos que poderá usar a seu favor. Os grupos passam então à simulação das situações.

Sopa de Letras

Sopa de Letras
SOPA DE LETRAS NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / A2 DESENVOLVIMENTO A atividade consiste em produzir “sopas de letras” para revisão de itens lexicais.Escolha os temas com os alunos e peça-lhes para formarem grupos. Estabeleça um número fixo de palavras para cada jogo (por exemplo 10).Assim que os grupos terminarem de construir as “sopas de letras”, trocam-se os materiais. OBSERVAÇÕES A lista das palavras a encontrar em cada jogo pode ser dada ou não, consoante se pretender facilitar ou dificultar a segunda parte da atividade.

Top Musical

Top Musical
TOP MUSICAL NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 MATERIAL Seleção de temas de música portuguesa. DESENVOLVIMENTO Começar por explicar que a atividade se desenrolará ao longo de um certo período de tempo (ex: um mês). Semanalmente, os alunos vão ouvir no início da aula três canções. A tarefa pedida consiste apenas em escutar e votar em cada canção, como se de um festival se tratasse, utilizando pontos de 1 a 5. Eventualmente, podem realizar-se outras atividades, como: fazer a lista dos instrumentos escutados; identificar quantas vezes se ouve a palavra x; identificar, a partir de uma lista de palavras, quais aparecem na canção...No final, elabora-se o top das canções ouvidas e parte-se para uma atividade de grupo em que os alunos vão imaginar o argumento para o videoclip da canção vencedora. A atividade termina com a apresentação dos trabalhos. OBSERVAÇÕES Escolha canções recentes, reforçando assim a atualidade dos materiais e a autenticidade da linguagem usada. Pode distribuir também as letras das canções, estimulando os alunos a procurar na Internet mais informação sobre os intérpretes ou grupos.

Verdades e Mentiras

Verdades e Mentiras
VERDADES E MENTIRAS NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 a C2 DESENVOLVIMENTO Explique a atividade: relatar oralmente uma pequena história, com elementos incríveis, em que os alunos são a personagem principal. A história a relatar depende de uma regra: alguns alunos vão contar histórias verdadeiras, enquanto outros vão contar histórias falsas. Para isso, utiliza-se por exemplo um saco com papelinhos com a inscrição V (história verdadeira) ou F (história falsa).Cada aluno dispõe de 3 minutos para contar a sua história. No final, os outros alunos dispõem de 2 minutos para fazerem todas as perguntas que quiserem com o objetivo de comprovar a veracidade da história ou desmascarar o mentiroso.

«Reparação» de Texto

«Reparação» de Texto
«REPARAÇÃO» DE TEXTO NÍVEL DE REFERÊNCIA Todos os níveis PREPARAÇÃO Prepare o texto para a atividade, fazendo as supressões de palavras que pretender. Assinale o lugar de uma supressão com asterisco (*). DESENVOLVIMENTO Comece com uma pequena conversa a partir do assunto do texto que vai ser utilizado. Depois, explique que na atividade seguinte os alunos (trabalho individual) vão olhar para o texto como se se tratasse de um objeto a precisar de algumas reparações. Para «reparar» o texto, vão ter de acrescentar um conjunto de palavras em falta (não se esqueça de ter isso em conta quando preparar o texto, deixando as margens maiores, assim como o espaçamento entre linhas). Essas palavras podem dizer respeito, consoante o objetivo que se tenha em vista, a um ponto gramatical ou a uma revisão de vocabulário.Terminada a atividade, os alunos devem confrontar o seu trabalho com o aluno do lado. O trabalho termina com uma discussão coletiva sobre as soluções encontradas: as que «funcionam» e as que «não funcionam». OBSERVAÇÕES Conforme o nível dos alunos e o texto escolhido, a supressão de termos pode recair, no caso de se pretender tratar um ponto gramatical, sobre determinadas categorias como as preposições, os tempos verbais, os adjetivos, etc.