Dramatização de Provérbios

Dramatização de Provérbios
DRAMATIZAÇÃO DE PROVÉRBIOS NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / B2 PREPARAÇÃO Peça aos alunos para se lembrarem de alguns provérbios e para os registarem por escrito para a aula seguinte. DESENVOLVIMENTO Em grupo, os alunos vão dramatizar situações ilustrativas de alguns provérbios. Os outros grupos tentam adivinhar o provérbio ilustrado, explicando seguidamente o respetivo sentido.Um forma de enriquecer esta atividade consiste em encontrar os provérbios equivalentes em outras línguas conhecidas dos alunos. OBSERVAÇÕES Se necessário, encontra uma seleção de provérbios no seguinte endereço:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index.html

Expressões em Contexto

Expressões em Contexto
EXPRESSÕES EM CONTEXTO NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / B2 DESENVOLVIMENTO Escreva no quadro duas ou mais expressões idiomáticas e leve os alunos a refletir sobre o seu significado. O que querem dizer? Em que situação fazem sentido?Peça aos alunos para formarem grupos e distribua duas expressões a cada grupo. Seguidamente, os alunos deverão trocar impressões sobre o significado de cada expressão e sobre as situações em que a mesma poderia ser usada.Cada grupo elabora então um pequeno diálogo para integrar cada expressão e faz a sua dramatização. Porém, durante a dramatização, a expressão não pode ser pronunciada em voz alta (peça aos alunos para imaginarem que o som é cortado nessa altura, impedindo a audição da expressão). Os restantes alunos tentam adivinhar a expressão em causa. Durante esta fase, é possível que os alunos se lembrem de outras expressões com significado equivalente. Aproveite esse contributo e integre-o numa reflexão conjunta sobre o uso das expressões idiomáticas na comunicação quotidiana. OBSERVAÇÕES Se necessário, encontra uma seleção de provérbios no seguinte endereço:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index1.html

Férias Para Todos os Gostos

Férias Para Todos os Gostos
FÉRIAS PARA TODOS OS GOSTOS NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 PREPARAÇÃO Reúna e selecione material de promoção turística variada (destinos, programas, etc.). DESENVOLVIMENTO Explique a atividade central: em grupos de dois, os estudantes vão «vestir a pele» de agentes turísticos e fazer um plano de férias para o respetivo parceiro.Aponte a necessidade de os estudantes começarem por saber as preferências do seu colega através de algumas perguntas e encoraje uma troca de impressões coletiva sobre o assunto. Se necessário, podem ser registados no quadro alguns tópicos. Ex: Qual é a época / estação do ano que preferes para férias, qual é o teu destino favorito (campo, montanha, mar...), quais são para ti as atividades ideais para realizar em férias (praia, excursões, compras, museus...), que tipo de alojamento preferes, etc.Depois de os alunos terem colocado mutuamente as suas perguntas e tomado notas sobre as preferências do seu parceiro, faça circular pelos alunos o material. Cada aluno vai então fazer um programa de férias.Segue-se a apresentação coletiva, que poderá ser feita segundo um critério como os destinos, a época do ano ou outro. Na apresentação, cada aluno deverá não só indicar a sua proposta, mas também justificar claramente as suas escolhas (daí a importância da folha de notas). Os destinatários deverão também pronunciar-se sobre a proposta que lhes é dirigida.

Guia da TV

Guia da TV
GUIA DA TV NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 MATERIAL Programação televisiva semanal (revistas ou jornais). DESENVOLVIMENTO Distribuir a programação televisiva. Começar com uma troca de impressões sobre os programas mais populares de cada estação e as preferências dos alunos.Explicar a atividade: os alunos vão criar uma nova televisão que irá emitir 4 horas diárias. Devem escolher o nome da estação, o horário, assim como a sua orientação (generalista, temático...). A programação deve ser apresentada para uma semana. Para isso, os alunos vão “roubar” os nomes de programas já existentes nas outras estações, mantendo ou inventando o seu conteúdo.A atividade termina com uma apresentação/discussão.

Histórias Insólitas

Histórias Insólitas
HISTÓRIAS INSÓLITAS NÍVEL DE REFERÊNCIA C1 PREPARAÇÃO Prepare cópias de duas notícias (procure na imprensa ou na Internet – veja exemplo) que relatem histórias verdadeiras mas em cuja veracidade, à primeira vista, seria difícil acreditar. DESENVOLVIMENTO Divida o grupo ao meio e distribua as notícias – metade lê a notícia A, a outra metade a notícia B.Seguidamente, forme pares de alunos segundo o esquema das notícias que leram (A+B). Cada elemento resumirá a história que leu, podendo colocar perguntas depois sobre a outra história.Em grande grupo, conte você mesmo(a) de forma resumida uma história de que tenha conhecimento e responda às questões dos estudantes sobre a mesma, alargando a narrativa. Peça seguidamente aos alunos que contem eles próprios outros “casos” e encoraje as questões que levem à expansão da narrativa.Termine com a “eleição” do caso/história mais insólita.

Épocas do Ano: Natal

Épocas do Ano: Natal
ÉPOCAS DO ANO: NATAL NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / B1 DESENVOLVIMENTO Prepare um conjunto de atividades relacionadas com esta época para realização em grupo (deverá estabelecer um número de atividades igual ao número de grupos). Pense em atividades variadas, mas também com diferente grau de dificuldade.Distribua inicialmente uma atividade por grupo, utilizando envelopes numerados. Dê a indicação de que os grupos deverão trocar entre si os envelopes, de forma a que, no final, todos tenham realizado o conjunto das atividades.Em qualquer momento, cada grupo só poderá ter na sua posse um envelope.Eis alguns exemplos de materiais / atividades que poderá preparar dentro do tema:1- Jogo de palavras cruzadas2- Sopa de letras3- Poema com espaços para completar4- Receita culinária para ordenar / completar5- Diálogo para imaginar (ex: um diálogo humorístico entre José e Maria) OBSERVAÇÕES Para ver um exemplo de palavras cruzadas interativas sobre o Natal, clique aqui.Veja também um exemplo de sopa de letras sobre o Presépio.

Falsas Definições

Falsas Definições
FALSAS DEFINIÇÕES NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / A2 PREPARAÇÃO Faça uma lista de 10 palavras desconhecidas dos alunos. Dê preferência a palavras de algum modo sugestivas. Recorra ao dicionário. DESENVOLVIMENTO Escreva no quadro a lista de palavras.Em grupo, os alunos vão inventar definições. Apresenta-se o trabalho e vota-se a melhor definição de cada palavra. No final, verifica-se coletivamente a definição correta de cada termo com a ajuda do dicionário. OBSERVAÇÕES Uma variante consiste em dar listas diferentes a cada grupo. Os alunos devem inventar umas definições, mas escrever corretamente outras, recorrendo ao dicionário. No final trocam-se os trabalhos dos grupos e cada um vai ter de descobrir quais são as definições falsas e quais são as verdadeiras. Esta variante obriga os alunos a uniformizar as definições, evitando copiar do dicionário, de forma a dificultar a tarefa dos colegas.

Grandes acontecimentos

Grandes acontecimentos
GRANDES ACONTECIMENTOS NÍVEL DE REFERÊNCIA C1 / C2 PREPARAÇÃO Pense em alguns acontecimentos históricos do século XX, a nível internacional, que sejam conhecidos dos alunos.Selecione uma fotografia alusiva a cada acontecimento. Reproduza as ilustrações numa folha, acompanhadas de legendas. DESENVOLVIMENTO Explique aos alunos que vão ver algumas imagens alusivas a alguns acontecimentos históricos do último século. Faça circular as imagens (em folhas soltas ou numa montagem fotocopiada para cada aluno, consoante achar mais prático) e encoraje os alunos a comentar as imagens a a tentarem depois chegar ao acontecimento em causa. Forneça pistas, nos casos em que for mais difícil (ex.: Foi um acontecimento político..., Isto passou-se em..., etc.). Eventualmente, conduza esta atividade em pequenos grupos, alargando depois a discussão geral à turma.Seguidamente, os alunos vão ocupar-se de uma imagem. A atividade consiste então em redigir um pequeno texto informativo sobre o acontecimento em causa, investigando para esse efeito. Se optar por realizar esta atividade na aula, terá de prever o material necessário, mas a investigação poderá ser sempre feita extra-aula.Como resultado, a turma deverá produzir um “dossier”, eventualmente organizado segundo uma tábua cronológica.

Histórias em Roda

Histórias em Roda
HISTÓRIAS EM RODA NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 PREPARAÇÃO Se o grupo estiver sentado em círculo o jogo torna-se mais divertido. DESENVOLVIMENTO O grupo senta-se em círculo (não é obrigatório) e um elemento começa uma história dizendo uma frase, por exemplo: Era uma vez uma vaca amarela que gostava de comer erva. De seguida, o segundo elemento continua a história com outra frase que ele indique, por exemplo: E essa vaca tinha um dono chamado João que sofria de amores. E por aí em diante. Não interessa que as frases dos diversos elementos sigam sempre a mesma ideia, o que interessa é que os elementos do grupo usem uma palavra da frase anterior como referência semântica para a que eles próprios vão criar. Uma história que começa numa vaca a comer erva pode sempre acabar num extraterrestre a comer gelados de morango! OBSERVAÇÕES Esta proposta de atividade foi enviada por Teresa Salvador (Lisboa).

Jogo de Apresentação (I)

Jogo de Apresentação (I)
JOGO DE APRESENTAÇÃO (I) NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 e A2 DESENVOLVIMENTO Escreva no quadro o seu nome. Depois, dirija-se aos alunos, acrescentando uma pequena frase que possa dizer algo sobre si.Ex: Sou o João e gostava de ir à Índia.Em seguida, peça aos estudantes para se apresentarem do mesmo modo, isto é, dizendo o nome e acrescentando uma frase sobre eles – um filme ou um livro de que tenham gostado, uma opinião sobre um assunto da atualidade, etc.Esteja atento ao que os alunos dizem e termine com algumas questões de V/F, levando os alunos a continuar por si enquanto o interesse na atividade se mantiver.Ex: O Pedro detesta política. Verdadeiro ou falso?A Rita gostou do filme X. Verdadeiro ou falso? OBSERVAÇÕES A ordem pela qual os estudantes se apresentam não deve ser rígida, sendo a situação ideal aquela em que cada um toma a iniciativa de intervir. Se o domínio da língua for insuficiente, as atividades podem ser feitas com recurso à língua materna.