DRAMATIZAÇÃO DE PROVÉRBIOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A1 / B2
PREPARAÇÃO
Peça aos alunos para se lembrarem de alguns provérbios e para os registarem por escrito para a aula seguinte.
DESENVOLVIMENTO
Em grupo, os alunos vão dramatizar situações ilustrativas de alguns provérbios. Os outros grupos tentam adivinhar o provérbio ilustrado, explicando seguidamente o respetivo sentido.Um forma de enriquecer esta atividade consiste em encontrar os provérbios equivalentes em outras línguas conhecidas dos alunos.
OBSERVAÇÕES
Se necessário, encontra uma seleção de provérbios no seguinte endereço:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index.html
EXPRESSÕES EM CONTEXTO
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A1 / B2
DESENVOLVIMENTO
Escreva no quadro duas ou mais expressões idiomáticas e leve os alunos a refletir sobre o seu significado. O que querem dizer? Em que situação fazem sentido?Peça aos alunos para formarem grupos e distribua duas expressões a cada grupo. Seguidamente, os alunos deverão trocar impressões sobre o significado de cada expressão e sobre as situações em que a mesma poderia ser usada.Cada grupo elabora então um pequeno diálogo para integrar cada expressão e faz a sua dramatização. Porém, durante a dramatização, a expressão não pode ser pronunciada em voz alta (peça aos alunos para imaginarem que o som é cortado nessa altura, impedindo a audição da expressão). Os restantes alunos tentam adivinhar a expressão em causa. Durante esta fase, é possível que os alunos se lembrem de outras expressões com significado equivalente. Aproveite esse contributo e integre-o numa reflexão conjunta sobre o uso das expressões idiomáticas na comunicação quotidiana.
OBSERVAÇÕES
Se necessário, encontra uma seleção de provérbios no seguinte endereço:http://www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index1.html
FÉRIAS PARA TODOS OS GOSTOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2
PREPARAÇÃO
Reúna e selecione material de promoção turística variada (destinos, programas, etc.).
DESENVOLVIMENTO
Explique a atividade central: em grupos de dois, os estudantes vão «vestir a pele» de agentes turísticos e fazer um plano de férias para o respetivo parceiro.Aponte a necessidade de os estudantes começarem por saber as preferências do seu colega através de algumas perguntas e encoraje uma troca de impressões coletiva sobre o assunto. Se necessário, podem ser registados no quadro alguns tópicos. Ex: Qual é a época / estação do ano que preferes para férias, qual é o teu destino favorito (campo, montanha, mar...), quais são para ti as atividades ideais para realizar em férias (praia, excursões, compras, museus...), que tipo de alojamento preferes, etc.Depois de os alunos terem colocado mutuamente as suas perguntas e tomado notas sobre as preferências do seu parceiro, faça circular pelos alunos o material. Cada aluno vai então fazer um programa de férias.Segue-se a apresentação coletiva, que poderá ser feita segundo um critério como os destinos, a época do ano ou outro. Na apresentação, cada aluno deverá não só indicar a sua proposta, mas também justificar claramente as suas escolhas (daí a importância da folha de notas). Os destinatários deverão também pronunciar-se sobre a proposta que lhes é dirigida.
GUIA DA TV
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A2 / B1
MATERIAL
Programação televisiva semanal (revistas ou jornais).
DESENVOLVIMENTO
Distribuir a programação televisiva. Começar com uma troca de impressões sobre os programas mais populares de cada estação e as preferências dos alunos.Explicar a atividade: os alunos vão criar uma nova televisão que irá emitir 4 horas diárias. Devem escolher o nome da estação, o horário, assim como a sua orientação (generalista, temático...). A programação deve ser apresentada para uma semana. Para isso, os alunos vão “roubar” os nomes de programas já existentes nas outras estações, mantendo ou inventando o seu conteúdo.A atividade termina com uma apresentação/discussão.
HISTÓRIAS INSÓLITAS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
C1
PREPARAÇÃO
Prepare cópias de duas notícias (procure na imprensa ou na Internet – veja exemplo) que relatem histórias verdadeiras mas em cuja veracidade, à primeira vista, seria difícil acreditar.
DESENVOLVIMENTO
Divida o grupo ao meio e distribua as notícias – metade lê a notícia A, a outra metade a notícia B.Seguidamente, forme pares de alunos segundo o esquema das notícias que leram (A+B). Cada elemento resumirá a história que leu, podendo colocar perguntas depois sobre a outra história.Em grande grupo, conte você mesmo(a) de forma resumida uma história de que tenha conhecimento e responda às questões dos estudantes sobre a mesma, alargando a narrativa. Peça seguidamente aos alunos que contem eles próprios outros “casos” e encoraje as questões que levem à expansão da narrativa.Termine com a “eleição” do caso/história mais insólita.