Anúncio Publicitários

Anúncio Publicitários
ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 a C2 PREPARAÇÃO Selecione na imprensa alguns anúncios publicitários a diferentes produtos. DESENVOLVIMENTO Distribua os anúncios e peça aos alunos para os fazerem circular entre eles. Suscite uma troca de impressões sobre aspetos semelhantes / aspetos diferentes naqueles textos publicitários. Conduza a discussão de forma a acentuar as características da linguagem publicitária que concretizam a função persuasiva.Explique a atividade: em grupo, a partir de uma das publicidades visionadas, os alunos vão fazer o anúncio a um produto concorrente. O objetivo é fazer um anúncio “mais forte”.Acompanhe o trabalho dos alunos de forma a que a discussão no seio dos grupos incida sobre o modo de anunciar o produto.No final, cada grupo apresenta o trabalho. Os restantes grupos funcionam como júri, devendo a discussão em cada caso orientar-se para saber se os anúncios apresentados são de facto “mais fortes” em termos de persuasão face aos anúncios já existentes.

Associações

Associações
ASSOCIAÇÕES NÍVEL DE REFERÊNCIA Todos os níveis DESENVOLVIMENTO Explique a atividade: uma pessoa diz uma palavra em voz alta, a seguinte tem de dizer rapidamente outra associada à anterior, e assim por diante.Exemplo: água – rio – barco – vela – vento – etc.Antes de começar o jogo, estabeleça o limite do tempo de resposta (5 segundos). Os participantes que demorarem mais vão sendo eliminados.A ordem do jogo pode ser a disposição dos estudantes ou então cada participante pode indicar a pessoa que continua o jogo. Cada participante deve poder justificar a associação que fez, no caso de ser posta em questão.

Comprar Casa

Comprar Casa
COMPRAR CASA NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 MATERIAL Cartões, em duplicado, com fotografias de diferentes tipos de casas. Cada série de cartões deve ser identificada com uma cor. DESENVOLVIMENTO Colar no quadro uma fotografia ampliada de uma casa ou apartamento. Pedir aos alunos para descreverem a imagem como se se tratasse de um anúncio imobiliário. Escrever no quadro a descrição, conduzindo os alunos a começarem pelos dados objetivos (tipo de casa, dimensões, número de assoalhadas, etc) até chegarem à apreciação subjetiva (bonita, simpática, ideal para casal jovem, etc). Distribuir os cartões pelos alunos, explicando que metade do grupo pretende vender e outra metade deseja comprar casa. Para isso, utilize cores diferentes nos cartões (ex: verde=comprar, azul=vender).Sem mostrarem os respetivos cartões, os alunos fazem a descrição da imagem que têm à frente e que corresponde à casa que querem vender ou comprar, consoante a cor do cartão que possuem. O objetivo é que cada aluno encontre a pessoa certa para fazer negócio, comprando ou vendendo, simulando pequenos diálogos vendedor-comprador..

Descubra as Diferenças

Descubra as Diferenças
DESCUBRA AS DIFERENÇAS! NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B2 DESENVOLVIMENTO Peça a dois alunos para virem à frente da turma. Peça-lhes para se observarem bem um ao outro, reparando inclusive em alguns pormenores. Vá enumerando: o relógio no pulso direito ou esquerdo, o botão de cima apertado ou desapertado, os bolsos cheios ou vazios, etc.Seguidamente peça aos dois alunos para se voltarem de costas um para o outro e trocarem três pequenas coisas em si. De novo de frente, cada um terá de descobrir o que mudou no outro. OBSERVAÇÕES Este jogo torna-se muito interessante se os restantes alunos (colocados em círculo, por exemplo) fecharem os olhos e tentarem adivinhar também o que vai mudando nos dois alunos que estão de pé. O jogo pode tornar-se mais complexo aumentando o número de diferenças ou fazendo intervir aspetos como a postura (tranquila, nervosa...) e a mímica (fechar um olho, levantar uma perna, etc.).

Desenhos Humurísticos (II)

Desenhos Humurísticos (II)
DESENHOS HUMORÍSTICOS (II) NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 MATERIAL Desenhos humorísticos e legendas retirados de revistas e jornais portugueses. DESENVOLVIMENTO Trabalho de pares ou pequenos grupos. Distribuem-se vários desenhos humorísticos, sem texto. Os alunos redigem as legendas suscitadas pelos desenhos. No final da atividade, compara-se com a legenda original e discute-se em termos de “mais interesssante” / “menos interessante”.

Anúncios de Emprego

Anúncios de Emprego
ANÚNCIOS DE EMPREGO NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 / C1 PREPARAÇÃO Selecione, nos jornais, alguns anúncios de emprego. Depois, faça uma montagem, suprimindo os títulos e as designações das funções no corpo dos anúncios. Numere cada anúncio para facilitar o trabalho posterior. Faça também um glossário, esclarecendo o vocabulário necessário. Fotocopie. DESENVOLVIMENTO Peça aos alunos para formarem pequenos grupos e distribua o material. A atividade consiste em fazer corresponder a cada anúncio a respetiva profissão ou função, interpretando para isso o texto do anúncio. Se o grupo for muito grande, pode-se construir materiais diferentes. Pode-se dar também uma lista desordenada com os títulos dos anúncios que foram suprimidos.No final do trabalho, discuta com os alunos as razões que os levaram a estabelecer cada correspondência anúncio / profissão.Por último, cada grupo deve construir um novo anúncio e escrevê-lo numa folha, deixando em branco as designações da profissão ou da função. Faça circular estas folhas pelos vários grupos de forma que todos tentem adivinhar o assunto daqueles novos “anúncios”.

Cinco Minutos de Fama

Cinco Minutos de Fama
CINCO MINUTOS DE FAMA NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 PREPARAÇÃO Pedir aos alunos para escolherem uma personagem famosa e recolherem algumas informações sobre ela. DESENVOLVIMENTO Cada aluno imagina ser uma determinada personagem famosa, conhecida de todos. Diante dos outros alunos, sentados em círculo, cada aluno começa a sua apresentação com uma ou duas frases que forneçam uma pista geral ao grupo.Ex: Fui um grande poeta português. Vivi no século XVIII.Sou um futebolista famoso.Os outros alunos vão fazendo perguntas até adivinharem de quem se trata. Algumas perguntas irão requerer respostas aproximadas e grande dose de improvisação. No entanto, sim e não devem ser respostas igualmente aceites.

Convite Para Jantar

Convite Para Jantar
CONVITE PARA JANTAR NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 / C1 MATERIAL Fotos retiradas da imprensa. DESENVOLVIMENTO Explicar a tarefa: os alunos vão reunir um conjunto de pessoas famosas para o mesmo jantar. Formam-se grupos e distribuem-se conjuntos variados de quatro ou cinco fotos. Os alunos devem distribuir os lugares (Quem se senta ao lado de quem?) e preparar a ementa. No final, apresentam o trabalho à turma, respondem às questões e justificam as escolhas. As fotos podem ser trazidas pelos alunos. Podem inclusive ser fotos de personalidades já desaparecidas, com o que de inesperado tal suscitará.No final, perguntar aos alunos ao lado de quem gostariam eles próprios de se sentar e porquê. O que gostariam de perguntar, se tivessem oportunidade para isso? Continuar a discussão enquanto perdurar o interesse e a novidade da discussão. Uma atividade de produção escrita pode vir de seguida, por exemplo através da redação de entrevistas imaginárias.

Desenhos Humurísticos (I)

Desenhos Humurísticos (I)
DESENHOS HUMORÍSTICOS (I) NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 MATERIAL Desenhos humorísticos e legendas retirados de revistas e jornais portugueses. PREPARAÇÃO Preparar um número de desenhos humorísticos igual a metade dos alunos do grupo. Recortar os desenhos e as legendas. Colar em cartões diferentes. Numerar os cartões das imagens. DESENVOLVIMENTO Distribuir os cartões pelos alunos, de forma a que metade do grupo fique com os desenhos e a outra metade com as legendas. Explicar que o objetivo é fazer corresponder legendas e imagens.Numa primeira proposta, os alunos têm de conversar uns com os outros até encontrarem o par (desenho ou legenda) correspondente ao cartão que possuem.Noutra proposta, os alunos que têm os cartões com os desenhos fazem a sua descrição. Os alunos que têm os cartões com as legendas ouvem todas as descrições até ao fim, tomando nota da imagem descrita que acham que corresponde ao seu cartão. O resultado deverá traduzir-se na afixação de desenhos e respetivas legendas, de forma a que possam ser vistos por todos. Parte-se, por fim, para uma troca de impressões sobre as situações retratadas e para uma votação, numa escala de um a cinco, do humor presente em cada caso.

Desrazões / 10 Razões

Desrazões / 10 Razões
DESRAZÕES / 10 RAZÕES NÍVEL DE REFERÊNCIA A2 / B1 DESENVOLVIMENTO Esta atividade desenrola-se em grupos de dois.Sem falarem entre si, um dos alunos faz uma lista de dez perguntas, começando cada frase com «Porque é que...», enquanto o outro faz uma lista de dez respostas, começando com «Porque...».Feitas as listas, os alunos numeram aleatoriamente as frases de 1 a 10. Depois, leem em conjunto perguntas e respostas.No final, cada grupo escolhe o par pergunta/resposta mais engraçado e partilha-o em voz alta com o resto da turma. Os resultados podem ser curiosos!