ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B2 a C2
PREPARAÇÃO
Selecione na imprensa alguns anúncios publicitários a diferentes produtos.
DESENVOLVIMENTO
Distribua os anúncios e peça aos alunos para os fazerem circular entre eles. Suscite uma troca de impressões sobre aspetos semelhantes / aspetos diferentes naqueles textos publicitários. Conduza a discussão de forma a acentuar as características da linguagem publicitária que concretizam a função persuasiva.Explique a atividade: em grupo, a partir de uma das publicidades visionadas, os alunos vão fazer o anúncio a um produto concorrente. O objetivo é fazer um anúncio “mais forte”.Acompanhe o trabalho dos alunos de forma a que a discussão no seio dos grupos incida sobre o modo de anunciar o produto.No final, cada grupo apresenta o trabalho. Os restantes grupos funcionam como júri, devendo a discussão em cada caso orientar-se para saber se os anúncios apresentados são de facto “mais fortes” em termos de persuasão face aos anúncios já existentes.
ASSOCIAÇÕES
NÍVEL DE REFERÊNCIA
Todos os níveis
DESENVOLVIMENTO
Explique a atividade: uma pessoa
diz uma palavra em voz alta, a seguinte tem de dizer rapidamente outra
associada à anterior, e assim por diante.Exemplo: água – rio – barco – vela – vento – etc.Antes
de começar o jogo, estabeleça o limite do tempo de resposta (5
segundos). Os participantes que demorarem mais vão sendo eliminados.A
ordem do jogo pode ser a disposição dos estudantes ou então cada
participante pode indicar a pessoa que continua o jogo. Cada
participante deve poder justificar a associação que fez, no caso de ser
posta em questão.
COMPRAR CASA
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A2
MATERIAL
Cartões, em duplicado, com fotografias de diferentes tipos de casas. Cada série de cartões deve ser identificada com uma cor.
DESENVOLVIMENTO
Colar no quadro uma fotografia ampliada de uma casa ou apartamento. Pedir aos alunos para descreverem a imagem como se se tratasse de um anúncio imobiliário. Escrever no quadro a descrição, conduzindo os alunos a começarem pelos dados objetivos (tipo de casa, dimensões, número de assoalhadas, etc) até chegarem à apreciação subjetiva (bonita, simpática, ideal para casal jovem, etc). Distribuir os cartões pelos alunos, explicando que metade do grupo pretende vender e outra metade deseja comprar casa. Para isso, utilize cores diferentes nos cartões (ex: verde=comprar, azul=vender).Sem mostrarem os respetivos cartões, os alunos fazem a descrição da imagem que têm à frente e que corresponde à casa que querem vender ou comprar, consoante a cor do cartão que possuem. O objetivo é que cada aluno encontre a pessoa certa para fazer negócio, comprando ou vendendo, simulando pequenos diálogos vendedor-comprador..
DESCUBRA AS DIFERENÇAS!
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A2 / B2
DESENVOLVIMENTO
Peça a dois alunos para virem à frente da turma. Peça-lhes para se observarem bem um ao outro, reparando inclusive em alguns pormenores. Vá enumerando: o relógio no pulso direito ou esquerdo, o botão de cima apertado ou desapertado, os bolsos cheios ou vazios, etc.Seguidamente peça aos dois alunos para se voltarem de costas um para o outro e trocarem três pequenas coisas em si. De novo de frente, cada um terá de descobrir o que mudou no outro.
OBSERVAÇÕES
Este jogo torna-se muito interessante se os restantes alunos (colocados em círculo, por exemplo) fecharem os olhos e tentarem adivinhar também o que vai mudando nos dois alunos que estão de pé. O jogo pode tornar-se mais complexo aumentando o número de diferenças ou fazendo intervir aspetos como a postura (tranquila, nervosa...) e a mímica (fechar um olho, levantar uma perna, etc.).
DESENHOS HUMORÍSTICOS (II)
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A2 / B1
MATERIAL
Desenhos humorísticos e legendas retirados de revistas e jornais portugueses.
DESENVOLVIMENTO
Trabalho de pares ou pequenos grupos. Distribuem-se vários desenhos humorísticos, sem texto. Os alunos redigem as legendas suscitadas pelos desenhos. No final da atividade, compara-se com a legenda original e discute-se em termos de “mais interesssante” / “menos interessante”.