NOVOS ADVÉRBIOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B2 (a partir de)
PREPARAÇÃO
Selecione, nos jornais, alguns anúncios de emprego. Depois, faça uma
montagem, suprimindo os títulos e as designações das funções no corpo dos anúncios. Numere cada anúncio para facilitar o trabalho
posterior. Faça também um glossário, esclarecendo o vocabulário necessário. Fotocopie.
DESENVOLVIMENTO
A atividade consiste em escrever um texto em verso, adaptando o início do poema de Ruy Belo «To Helena»:«Acabo de inventar um novo advérbio: helenamente»Os alunos elegem um nome próprio e constroem a partir dele um novo advérbio.Ex: Acabo de inventar um novo advérbio: cristinamenteOs versos deverão rimar, à semelhança do que acontece no poema de R. Belo, mas a extensão do texto deve ser livre.
OBSERVAÇÕES
Desta atividade poderá decorrer a criação de um livro coletivo. O poema está reproduzido em: http://www.instituto-camoes.pt/cvc/poemasemana/11/04.html
O ALIBI
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B2 a C2
DESENVOLVIMENTO
Introduzir a situação da seguinte forma: Hoje de manhã, uma senhora de idade foi assaltada na Rua... por volta das 9 horas. O assaltante fugiu. A polícia ouviu testemunhas e identificou dois suspeitos que estão nesta sala. Mas será que eles são os culpados?!Solicitar dois voluntários para desempenharem o papel dos suspeitos.Estes alunos deixam a sala durante 10 minutos para combinarem entre si um alibi que comprove a sua inocência. Ex.: onde se encontravam àquela hora, o que estavam a fazer, como estavam vestidos, etc. Simultaneamente os outros alunos combinam uma lista de questões a colocar aos suspeitos durante o interrogatório que se vai seguir, para os “apanharem” em contradição. Das perguntas escritas no quadro selecionam-se as 10 melhores.Divide-se a turma em 2 grupos. Cada grupo coloca as mesmas questões a um dos suspeitos. No final, os resultados do interrogatório são apresentados por um porta-voz de cada grupo. Segue-se a discussão coletiva.
OBJETOS COM HISTÓRIA
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2
DESENVOLVIMENTO
Conte aos seus alunos a seguinte situação: Um amigo meu que vive em Lisboa (ou noutra cidade qualquer) quis fazer obras em casa. Ele vive num prédio muito antigo, no último andar. Durante as obras, foi necessário entrar no sótão do prédio. E aí foram encontrados vários objetos que ninguém soube explicar como tinham ido lá parar...Peça aos alunos para imaginarem que objetos seriam esses e vá escrevendo no quadro. Depois, peça-lhes para indicarem os objetos que acham mais curiosos, estranhos, interessantes... Assinale-os e lance questões como: A quem terão pertencido? Como terão ido parar àquele sótão? Porquê?!Em grupo, os alunos vão discutir as respostas a estas questões e redigir um pequeno texto (cerca de 10 linhas) à volta da origem de cada objeto. Terminada a atividade, apresentam-se os vários cenários encontrados pelos diferentes grupos para cada objeto e discute-se a sua originalidade.
PREVISÕES ASTROLÓGICAS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1
MATERIAL
Fotos de personalidades conhecidas dos alunos, recolhidas na imprensa.
PREPARAÇÃO
Focopiar e fazer conjuntos variados de cinco imagens, de acordo com o número de grupos de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Começar por pedir aos alunos que se lembrem de algumas frases frequentes nas previsões astrológicas que costumam aparecer nos jornais no início de cada ano e escrevê-las no quadro. Levar os alunos a refletir genericamente sobre a linguagem usada (fazem-se previsões, dão-se conselhos, etc.) assim como os tópicos mais frequentes (ex: saúde, dinheiro, amor, trabalho).Apresentar depois a tarefa: em grupo, fazer as previsões astrológicas para várias personalidades conhecidas. Troca de impressões e lista dos tópicos a contemplar. No final do trabalho, apresentação coletiva.
QUESTÕES ENTRE VIZINHOS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 / B2
PREPARAÇÃO
Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir uma situação a cada grupo (oralmente ou por escrito). As situações devem ser conflituais. Cada elemento do grupo deve escolher um papel dentro dessa situação. Cada papel pode também ser indicado pelo professor.
DESENVOLVIMENTO
Cada grupo dramatiza a situação que lhe foi distribuída. Pode ser estabelecido um limite de tempo para cada grupo, mas cada um terminará a atividade quando entender, quer se tenha ou não chegado a uma solução. No final de cada intervenção, abre-se a discussão à turma para conversar sobre o desenvolvimento da situação, os comportamentos associados a cada papel, eventuais propostas alternativas, etc.Eis algumas sugestões dento do tema:Você vive no primeiro andar, por cima de um cabeleireiro. O seu vizinho do segundo andar trabalha das 18 às 24 horas. Quando chega a casa, faz imenso barulho: o aspirador, o duche, o cão, a máquina de lavar...Os seus vizinhos de cima têm imensos vasos de flores na varanda. Você não teria nada contra, não fosse o facto de a água da rega lhe sujar os vidros, a roupa a qualquer momento...De algum tempo para cá, a sua vizinha do lado costuma colocar o saco do lixo do lado de fora, até descer e o levar para baixo. O problema arrasta-se: é frequente o saco ficar ali um e dois dias...