Notícias Explosivas

Notícias Explosivas
NOTÍCIAS EXPLOSIVAS NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 MATERIAL Manchetes da imprensa sensacionalista. DESENVOLVIMENTO A imprensa “cor-de-rosa” alimenta-se de boatos e escândalos. Mostrando alguns exemplos de manchetes, começar a atividade com uma pequena conversa sobre os objetivos da imprensa sensacionalista.Nesta atividade os alunos imaginam que são redatores de uma dessas publicações e escreverão em primeira mão sobre um assunto «quente» da atualidade, envolvendo uma figura pública. A atividade pode ser feita dois a dois.As notícias, não assinadas, são recolhidas numa caixa. No final, os alunos vão tirando à sorte as notícias que são lidas em voz alta. Os comentários devem incidir na linguagem utilizada para despertar e alimentar a curiosidade do leitor.

Numa Ilha Deserta

Numa Ilha Deserta
NUMA ILHA DESERTA NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 DESENVOLVIMENTO Colocar aos alunos a seguinte questão:Imaginemos que vocês vão sozinhos para uma ilha deserta. O que levariam de especial na vossa mala?Escrever no quarto a lista de ideias que os alunos vão dando.A partir da lista escrita no quadro, os alunos têm de indicar depois apenas três objetos e explicar a sua escolha.

O Gesto é Tudo

O Gesto é Tudo
O GESTO É TUDO NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 DESENVOLVIMENTO Proponha o tema e peça aos alunos para pensarem em algo que vão tentar transmitir usando apenas gestos. Eis alguns temas possíveis:- títulos de filmes ou de livros- provérbios- expressões idiomáticas- etc.De forma informal, cada aluno tentará comunicar algo que os outros elementos procurarão adivinhar. OBSERVAÇÕES Se o grupo for numeroso, podem formar-se equipas.

Palavras Escondidas

Palavras Escondidas
PALAVRAS ESCONDIDAS NÍVEL DE REFERÊNCIA Todos os níveis. DESENVOLVIMENTO Escreva uma palavra no quadro e peça aos alunos que descubram quantas palavras novas podem formar ordenando as letras da palavra de outra maneira.Ex.: carro – arco, aro, cão, caro, , etc.Seguidamente, este jogo desenrola-se em grupo, ganhando o que no final de determinado período (ex.: 3 minutos) encontrar o maior número de palavras.

Quem Diria...?

Quem Diria...?
QUEM DIRIA...? NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / A2 PREPARAÇÃO Faça uma lista de enunciados “produzidos” por pessoas com várias profissões. Fotocopie.Exemplos:O seu cão precisa de mais atividade física.Silêncio no tribunal!A sua tensão arterial situa-se em valores normais.O seu bilhete, por favor.Posso ver os seus documentos? DESENVOLVIMENTO Esta atividade consiste em adivinhar a profissão associada a cada frase (trabalho de pares). Comece com uma pequena conversa sobre o modo como podemos identificar a profissão de algumas pessoas sem falarmos diretamente com elas. Ex: através do vestuário (polícia), do objeto que levam consigo (professor), etc. Pergunte se não poderemos também adivinhar a atividade das pessoas prestando apenas atenção ao que elas dizem. Distribua a ficha e explique a atividade. No final, peça aos alunos para inventarem outras frases, enquanto o resto do grupo adivinha as profissões. OBSERVAÇÕES No caso de ainda não ser conhecido nenhum vocabulário das profissões, opte por colocar na mesma ficha a lista das profissões. A atividade consistirá em estabelecer a correspondência entre as duas listas. Pode também fazer fichas variadas.Para ver uma atividade interativa semelhante, clique aqui.

Novos Advérbios

Novos Advérbios
NOVOS ADVÉRBIOS NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 (a partir de) PREPARAÇÃO Selecione, nos jornais, alguns anúncios de emprego. Depois, faça uma montagem, suprimindo os títulos e as designações das funções no corpo dos anúncios. Numere cada anúncio para facilitar o trabalho posterior. Faça também um glossário, esclarecendo o vocabulário necessário. Fotocopie. DESENVOLVIMENTO A atividade consiste em escrever um texto em verso, adaptando o início do poema de Ruy Belo «To Helena»:«Acabo de inventar um novo advérbio: helenamente»Os alunos elegem um nome próprio e constroem a partir dele um novo advérbio.Ex: Acabo de inventar um novo advérbio: cristinamenteOs versos deverão rimar, à semelhança do que acontece no poema de R. Belo, mas a extensão do texto deve ser livre. OBSERVAÇÕES Desta atividade poderá decorrer a criação de um livro coletivo. O poema está reproduzido em: http://www.instituto-camoes.pt/cvc/poemasemana/11/04.html

O Alibi

O Alibi
O ALIBI NÍVEL DE REFERÊNCIA B2 a C2 DESENVOLVIMENTO Introduzir a situação da seguinte forma: Hoje de manhã, uma senhora de idade foi assaltada na Rua... por volta das 9 horas. O assaltante fugiu. A polícia ouviu testemunhas e identificou dois suspeitos que estão nesta sala. Mas será que eles são os culpados?!Solicitar dois voluntários para desempenharem o papel dos suspeitos.Estes alunos deixam a sala durante 10 minutos para combinarem entre si um alibi que comprove a sua inocência. Ex.: onde se encontravam àquela hora, o que estavam a fazer, como estavam vestidos, etc. Simultaneamente os outros alunos combinam uma lista de questões a colocar aos suspeitos durante o interrogatório que se vai seguir, para os “apanharem” em contradição. Das perguntas escritas no quadro selecionam-se as 10 melhores.Divide-se a turma em 2 grupos. Cada grupo coloca as mesmas questões a um dos suspeitos. No final, os resultados do interrogatório são apresentados por um porta-voz de cada grupo. Segue-se a discussão coletiva.

Objetos Com História

Objetos Com História
OBJETOS COM HISTÓRIA NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 DESENVOLVIMENTO Conte aos seus alunos a seguinte situação: Um amigo meu que vive em Lisboa (ou noutra cidade qualquer) quis fazer obras em casa. Ele vive num prédio muito antigo, no último andar. Durante as obras, foi necessário entrar no sótão do prédio. E aí foram encontrados vários objetos que ninguém soube explicar como tinham ido lá parar...Peça aos alunos para imaginarem que objetos seriam esses e vá escrevendo no quadro. Depois, peça-lhes para indicarem os objetos que acham mais curiosos, estranhos, interessantes... Assinale-os e lance questões como: A quem terão pertencido? Como terão ido parar àquele sótão? Porquê?!Em grupo, os alunos vão discutir as respostas a estas questões e redigir um pequeno texto (cerca de 10 linhas) à volta da origem de cada objeto. Terminada a atividade, apresentam-se os vários cenários encontrados pelos diferentes grupos para cada objeto e discute-se a sua originalidade.

Previsões Astrológicas

Previsões Astrológicas
PREVISÕES ASTROLÓGICAS NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 MATERIAL Fotos de personalidades conhecidas dos alunos, recolhidas na imprensa. PREPARAÇÃO Focopiar e fazer conjuntos variados de cinco imagens, de acordo com o número de grupos de trabalho. DESENVOLVIMENTO Começar por pedir aos alunos que se lembrem de algumas frases frequentes nas previsões astrológicas que costumam aparecer nos jornais no início de cada ano e escrevê-las no quadro. Levar os alunos a refletir genericamente sobre a linguagem usada (fazem-se previsões, dão-se conselhos, etc.) assim como os tópicos mais frequentes (ex: saúde, dinheiro, amor, trabalho).Apresentar depois a tarefa: em grupo, fazer as previsões astrológicas para várias personalidades conhecidas. Troca de impressões e lista dos tópicos a contemplar. No final do trabalho, apresentação coletiva.

Questões Entre Vizinhos

Questões Entre Vizinhos
QUESTÕES ENTRE VIZINHOS NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 PREPARAÇÃO Dividir a turma em pequenos grupos e distribuir uma situação a cada grupo (oralmente ou por escrito). As situações devem ser conflituais. Cada elemento do grupo deve escolher um papel dentro dessa situação. Cada papel pode também ser indicado pelo professor. DESENVOLVIMENTO Cada grupo dramatiza a situação que lhe foi distribuída. Pode ser estabelecido um limite de tempo para cada grupo, mas cada um terminará a atividade quando entender, quer se tenha ou não chegado a uma solução. No final de cada intervenção, abre-se a discussão à turma para conversar sobre o desenvolvimento da situação, os comportamentos associados a cada papel, eventuais propostas alternativas, etc.Eis algumas sugestões dento do tema:Você vive no primeiro andar, por cima de um cabeleireiro. O seu vizinho do segundo andar trabalha das 18 às 24 horas. Quando chega a casa, faz imenso barulho: o aspirador, o duche, o cão, a máquina de lavar...Os seus vizinhos de cima têm imensos vasos de flores na varanda. Você não teria nada contra, não fosse o facto de a água da rega lhe sujar os vidros, a roupa a qualquer momento...De algum tempo para cá, a sua vizinha do lado costuma colocar o saco do lixo do lado de fora, até descer e o levar para baixo. O problema arrasta-se: é frequente o saco ficar ali um e dois dias...