Jogo de Apresentação (II)

Jogo de Apresentação (II)
JOGO DE APRESENTAÇÃO (II) NÍVEL DE REFERÊNCIA Todos os níveis MATERIAL Pares de cartões com imagens ou frases cortadas. PREPARAÇÃO Preparar pares de cartões, de forma a que, uma vez reunidos, se completem: uma imagem cortada ao meio colada em cada cartão, um provérbio dividido, o título de um livro ou de um filme, etc. O total de cartões deve ser igual ao número de alunos. DESENVOLVIMENTO Baralham-se os cartões e distribuem-se pelos alunos. Explicar aos alunos que devem procurar a pessoa que tem o cartão que complementa o seu e colocar-lhe cinco questões para a apresentar ao grupo. As questões devem ser colocadas com originalidade. Seguidamente, os alunos trocam de papéis.Cada aluno deve tomar nota das respostas numa folha. No final, apresenta o colega ao grupo, sem olhar para os apontamentos. O aluno apresentado pode retificar a informação ou acrescentar alguma observação. OBSERVAÇÕES Em níveis iniciais, se o domínio da língua for insuficiente, os alunos poderão recorrer à sua língua materna.

Jogo de Apresentação (IV)

Jogo de Apresentação (IV)
JOGO DE APRESENTAÇÃO (IV) NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 a C2 MATERIAL Cartolina, folhas A3, jornais e revistas, tesoura e cola. PREPARAÇÃO Cole numa folha de cartolina algumas frases ou palavras que deem pequenas informações sobre si, utilizando para isso títulos de jornais e revistas.Recolha alguns jornais e revistas para o mesmo fim. DESENVOLVIMENTO Mostre aos alunos a sua colagem e diga-lhes que ela contém informações sobre si que eles vão tentar descobrir. Encorage os alunos a adivinharem essas informações e a fazerem perguntas se necessário.Em seguida, proponha aos alunos uma tarefa semelhante, colocando à disposição, num caixote ou numa mesa, revistas e jornais vários, assim como tesouras, cola e folhas A3. Depois, em trabalho de pares, os alunos falarão sobre as respetivas colagens, tentando descobrir as informações que cada um deu sobre si.Deve dar-se alguns minutos para a atividade, após o que os alunos trocarão de pares. Continuar a atividade mais algum tempo, enquanto o interesse dos alunos se mantiver.No final, as folhas podem ser afixadas.

Letra mais Letra

Letra mais Letra
LETRA MAIS LETRA NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / A2 DESENVOLVIMENTO Um estudante pensa numa palavra e indica o número de letras que a compõem com traços no quadro. Por ordem, cada elemento vai propondo uma letra: quando a letra faz parte da palavra, é escrita no seu lugar; quando não faz parte da palavra, é escrita ao lado e riscada por cima.Ganha o jogo o estudante que mais depressa adivinhar a palavra. OBSERVAÇÕES Se o grupo for numeroso, podem formar-se equipas. Também se pode restringir o jogo ao vocabulário de um tema.

Listas de Compras

Listas de Compras
LISTAS DE COMPRAS NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / A2 MATERIAL Folhetos de supermercado ou montagem com imagens de produtos e preços. PREPARAÇÃO Recolher alguns folhetos publicitários distribuídos nos supermercados. Se forem muito grandes, fazer uma montagem de alguns excertos, sobretudo dos produtos de alimentação, e fotocopiar. DESENVOLVIMENTO Escrever no quadro uma lista variada de 10 produtos correntes (ex.: leite, champô, água mineral, etc) e pedir aos alunos que “arrumem” estes produtos nas secções de um supermercado.De seguida, optar por uma destas atividades (trabalho de grupo):Os alunos vão ocupar-se dos preparativos de uma festa. Pode aproveitar-se um acontecimento oportuno: o Natal, uma vitória desportiva, etc.. As instruções podem ser escritas no quadro: Vocês dispõem de 30 € para preparar a vossa festa. Como vão gastar essa quantia?No final do trabalho, um porta-voz de cada grupo apresenta a respetiva lista. Comparam-se as listas de compras e as razões das escolhas. Finalmente, vota-se a melhor lista.Distribuir os folhetos de supermercado (ou a montagem preparada) pelos grupos e explicar a atividade: fazer a lista de compras para “encher” o frigorífico para uma semana. Indique a quantia máxima a gastar e três produtos obrigatórios.Continuar a atividade como na proposta anterior.

Mímica e Sons

Mímica e Sons
MÍMICA E SONS NÍVEL DE REFERÊNCIA A1 / A2 DESENVOLVIMENTO Esta atividade consiste em representar, através de mímica e sons, ações relacionadas com uma atividade habitual no dia a dia dos estudantes.Ex: preparar o pequeno almoço; chegar a casa ao fim do dia; visitar alguém; etc.Comece por pedir aos alunos que pensem numa atividade diária e que façam uma lista de cinco ou seis ações parcelares relacionadas com ela.Ex.: preparar o pequno almoço: abrir o frigorífico, aquecer o leite, barrar o pão com manteiga, colocar açucar na chávena, etc.Forme grupos. Explique depois que cada estudante vai representar essa atividade, só com gestos e sons, enquanto os outros elementos do grupo vão tentar adivinhar e enumerar a sequência completa das ações representadas.No final, cada grupo escolhe a atividade mais original e procede do mesmo modo, desta vez para os outros grupos.

Jogo de Apresentação (III)

Jogo de Apresentação (III)
JOGO DE APRESENTAÇÃO (III) NÍVEL DE REFERÊNCIA Todos os níveis DESENVOLVIMENTO Pedir aos alunos para escreverem o seu nome num bocado de papel (que pode ser distribuído previamente). Recolher todos os papelinhos numa caixa ou num saco e misturar. Seguidamente, pedir a cada aluno que tire um papelinho, que não deve mostrar. Durante alguns minutos, os alunos têm de fazer por escrito a descrição, em forma de adivinha, do colega que lhes calhou no sorteio. Lê-se cada descrição e tenta-se adivinhar em conjunto de quem se trata. OBSERVAÇÕES Esta atividade requer que os elementos do grupo já se conheçam.

Jornal Falado

Jornal Falado
JORNAL FALADO NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 / B2 DESENVOLVIMENTO O trabalho consiste na preparação e apresentação de um noticiário. Formam-se grupos. Cada grupo fica responsável por uma parte do noticiário, ocupando-se de determinado tema. Ex.: política, cultura, ambiente, ciência, etc. Depois de discutirem e redigirem as notícias (ou as reportagens, entrevistas, etc.), os grupos fazem a sua gravação. No final, ouve-se sequencialmente todas as gravações e comenta-se o trabalho. OBSERVAÇÕES A atividade correrá melhor se alguns dias antes se pedir ao grupo para estar atento às notícias da atualidade, através do telejornal, da rádio ou da imprensa. As fases iniciais da atividade podem ser realizadas fora da sala de aula.

Letras de Canções

Letras de Canções
LETRAS DE CANÇÕES NÍVEL DE REFERÊNCIA B1 a C2 PREPARAÇÃO Escolha uma canção (de preferência com um título sugestivo) e fotocopie a letra. DESENVOLVIMENTO Para começar, escreva no quadro o nome da canção que os alunos vão ouvir. Convide-os a imaginar o assunto da canção (se não a conhecerem) a partir do título e passe a canção uma vez. Discuta com eles as ideias apreendidas durante esta primeira audição. Distribua seguidamente a letra e passe novamente a canção, continuando depois a troca de ideias, passando da compreensão mais literal (esclreça eventuais dúvidas de vocabulário) para uma interpretação mais pessoal.Forme grupos e apresente a atividade: cada grupo vai inventar uma nova letra para a canção, matendo ou não o título. Uma regra: respeitar o «ritmo» da canção original de forma a que a nova letra possa ser cantada. Idealmente, cada grupo deveria cantar a nova letra no final.

Maneiras de Ver

Maneiras de Ver
MANEIRAS DE VER NÍVEL DE REFERÊNCIA C1 / C2 PREPARAÇÃO Selecione os artigos de dois (ou mais) jornais sobre o mesmo acontecimento. Fotocopie uma versão para metade do grupo e a outra versão para a outra metade. Se necessário, adicione um glossário. DESENVOLVIMENTO Peça aos alunos para trabalharem dois a dois. Explique-lhes que se vão ocupar todos do mesmo assunto, mas que a mesmo é abordado de modo diferente pelos jornais de onde forma extraídos os dois textos. Distribua os textos de forma a que em cada par cada aluno tenha um texto diferente do texto do parceiro. A tarefa consiste em descobrir as diferenças no tratamento do mesmo aocntecimento.Terminada a tarefa, peça aos alunos para sintetizarem as principais diferenças encontradas. Faça-os pensar nas razões que poderão ter levado a determinado tratamento da notícia neste ou naquele caso e promova uma discussão sobre a objetividade / subjetividade na comunicação social.

Mini-folhetim

Mini-folhetim
MINI-FOLHETIM NÍVEL DE REFERÊNCIA C1 / C2 DESENVOLVIMENTO Esta atividade consiste em construir o desenvolvimento de uma história em episódios ao longo de várias semanas. A ideia geral da história e as personagens podem ser inicialmente discutidas, mas o desenvolvimento deve surgir depois gradualmente.Assim, definido o ponto de partida, haverá um grupo de alunos que se vai ocupar do primeiro episódio, devendo apresentá-lo aos restantes alunos na semana seguinte. Outros grupos vão ocupar-se depois dos episódios seguintes.A apresentação semanal torna-se muito interessante feita em forma de folhetim radiofónico, com os alunos a desdobrarem-se para fazer o papel de diferentes personagens, para sugerir os sons e ruídos de fundo, etc...