JOGO DE APRESENTAÇÃO (II)
NÍVEL DE REFERÊNCIA
Todos os níveis
MATERIAL
Pares de cartões com imagens ou frases cortadas.
PREPARAÇÃO
Preparar pares de cartões, de forma a que, uma vez reunidos, se completem: uma imagem cortada ao meio colada em cada cartão, um provérbio dividido, o título de um livro ou de um filme, etc. O total de cartões deve ser igual ao número de alunos.
DESENVOLVIMENTO
Baralham-se os cartões e distribuem-se pelos alunos. Explicar aos alunos que devem procurar a pessoa que tem o cartão que complementa o seu e colocar-lhe cinco questões para a apresentar ao grupo. As questões devem ser colocadas com originalidade. Seguidamente, os alunos trocam de papéis.Cada aluno deve tomar nota das respostas numa folha. No final, apresenta o colega ao grupo, sem olhar para os apontamentos. O aluno apresentado pode retificar a informação ou acrescentar alguma observação.
OBSERVAÇÕES
Em níveis iniciais, se o domínio da língua for insuficiente, os alunos poderão recorrer à sua língua materna.
JOGO DE APRESENTAÇÃO (IV)
NÍVEL DE REFERÊNCIA
B1 a C2
MATERIAL
Cartolina, folhas A3, jornais e revistas, tesoura e cola.
PREPARAÇÃO
Cole numa folha de cartolina algumas frases ou palavras que deem pequenas informações sobre si, utilizando para isso títulos de jornais e revistas.Recolha alguns jornais e revistas para o mesmo fim.
DESENVOLVIMENTO
Mostre aos alunos a sua colagem e diga-lhes que ela contém informações sobre si que eles vão tentar descobrir. Encorage os alunos a adivinharem essas informações e a fazerem perguntas se necessário.Em seguida, proponha aos alunos uma tarefa semelhante, colocando à disposição, num caixote ou numa mesa, revistas e jornais vários, assim como tesouras, cola e folhas A3. Depois, em trabalho de pares, os alunos falarão sobre as respetivas colagens, tentando descobrir as informações que cada um deu sobre si.Deve dar-se alguns minutos para a atividade, após o que os alunos trocarão de pares. Continuar a atividade mais algum tempo, enquanto o interesse dos alunos se mantiver.No final, as folhas podem ser afixadas.
LETRA MAIS LETRA
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A1 / A2
DESENVOLVIMENTO
Um estudante pensa numa palavra e indica o número de letras que a compõem com traços no quadro. Por ordem, cada elemento vai propondo uma letra: quando a letra faz parte da palavra, é escrita no seu lugar; quando não faz parte da palavra, é escrita ao lado e riscada por cima.Ganha o jogo o estudante que mais depressa adivinhar a palavra.
OBSERVAÇÕES
Se o grupo for numeroso, podem formar-se equipas. Também se pode restringir o jogo ao vocabulário de um tema.
LISTAS DE COMPRAS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A1 / A2
MATERIAL
Folhetos de supermercado ou montagem com imagens de produtos e preços.
PREPARAÇÃO
Recolher alguns folhetos publicitários distribuídos nos supermercados. Se forem muito grandes, fazer uma montagem de alguns excertos, sobretudo dos produtos de alimentação, e fotocopiar.
DESENVOLVIMENTO
Escrever no quadro uma lista variada de 10 produtos correntes (ex.: leite, champô, água mineral, etc) e pedir aos alunos que “arrumem” estes produtos nas secções de um supermercado.De seguida, optar por uma destas atividades (trabalho de grupo):Os alunos vão ocupar-se dos preparativos de uma festa. Pode aproveitar-se um acontecimento oportuno: o Natal, uma vitória desportiva, etc.. As instruções podem ser escritas no quadro: Vocês dispõem de 30 € para preparar a vossa festa. Como vão gastar essa quantia?No final do trabalho, um porta-voz de cada grupo apresenta a respetiva lista. Comparam-se as listas de compras e as razões das escolhas. Finalmente, vota-se a melhor lista.Distribuir os folhetos de supermercado (ou a montagem preparada) pelos grupos e explicar a atividade: fazer a lista de compras para “encher” o frigorífico para uma semana. Indique a quantia máxima a gastar e três produtos obrigatórios.Continuar a atividade como na proposta anterior.
MÍMICA E SONS
NÍVEL DE REFERÊNCIA
A1 / A2
DESENVOLVIMENTO
Esta atividade consiste em representar, através de mímica e sons, ações relacionadas com uma atividade habitual no dia a dia dos estudantes.Ex: preparar o pequeno almoço; chegar a casa ao fim do dia; visitar alguém; etc.Comece por pedir aos alunos que pensem numa atividade diária e que façam uma lista de cinco ou seis ações parcelares relacionadas com ela.Ex.: preparar o pequno almoço: abrir o frigorífico, aquecer o leite, barrar o pão com manteiga, colocar açucar na chávena, etc.Forme grupos. Explique depois que cada estudante vai representar essa atividade, só com gestos e sons, enquanto os outros elementos do grupo vão tentar adivinhar e enumerar a sequência completa das ações representadas.No final, cada grupo escolhe a atividade mais original e procede do mesmo modo, desta vez para os outros grupos.