A revista digital Idiomático está de regresso, prosseguindo a sua vocação prioritária de divulgação de temas acerca do Ensino do Português, nomeadamente em contextos de Língua Segunda.
O presente número é integralmente dedicado a Moçambique, sendo de destacar a afinidade funcional dos dois primeiros ensaios e a originalidade da análise apresentada no terceiro.
Nos dois primeiros casos estamos perante a muito produtiva e amplamente reconhecida contribuição dos estudos da UEM, com coordenação da Professora Perpétua Gonçalves, para a constituição de um acervo de ocorrências linguísticas em contexto universitário e respectiva análise e implicações educativas. Um instrumento de valor incontornável para a leitura da realidade linguística avançada em Moçambique. O segundo texto procura relembrar dados centrais na leitura diferenciada de literacia e de alfabetização, através de uma muito útil recolecção e interpretação de dados apresentados por diversos teóricos.
Quanto ao texto 3, parte de uma importante e muito original análise de representações do papel social da mulher através de manuais em uso durante os períodos colonial e pós-colonial, ilustrando os respectivos condicionalismos e consequências de natureza ideológica.
Estamos certos de que estas leituras, na sua diversidade e valor, hão-de constituir profícuos momentos de leitura para todos.
Até ao próximo número!