|
||||||
|
||||||
Neste terceiro número de Idiomático optámos por uma selecção de textos que colocam questões determinantes no domínio do enquadramento teórico de PL2 e PLE. O primeiro texto, “Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino”, de I. Leiria, propõe-nos a revisão de alguns dados que facilitam o enquadramento de problemas de definição desta área de estudo bem como a análise de ocorrências linguísticas em contexto, problemática para que o terceiro texto também remete. Neste último, R. Miletic desenvolve um estudo de caso para uma situação de Transfer da LS através de análise de erros. Fundamental em todo a divulgação desta natureza, a análise de materiais à luz de conceitos determinantes do ponto de vista das diferentes perspectivas metodológicas, é o estudo que nos é trazido pelo texto de J. Esperança “Conceitos e métodos na aprendizagem do português como língua estrangeira - Português Mais um manual escolar em análise”. As duas notas de leitura com que finalizamos são de M. Silva e V. Silvestre e debruçam-se sobre textos de conteúdo muito actual, tratando-se de Culture Bound - Bridging the Cultural Gap in Language Teaching, com edição de Joyce Merrill Valdes, e de Learning Second Language Through Interaction, de Rod Ellis. Esperamos que este novo número vos traga profícuas reflexões e que, uma vez mais, possa ser um contributo para as práticas quotidianas. E nunca é demais lembrar que ficamos a aguardar os vossos contributos e sugestões. Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho |
||||||
|
||||||
© Instituto Camões 2004 | ||||||