N.º 6, Agosto de 2006
Editorial
Português como Língua Não-Materna e Cidadania
O estatuto do PL2 no Sistema Educativo português
Alunos dos PALOP - dificuldades concretas no PE
Ficha técnica
Números publicados
N.º 1 - Abril 2004
N.º 2 - Outubro 2004
N.º 3 - Dezembro 2004
N.º 4 - Abril 2005
N.º 5 - Agosto 2005
N.º 6 - Agosto 2006

Neste sexto número de Idiomático vimos propor-vos três textos de natureza científica e pedagógica distinta, nos quais estamos certos de que encontrarão tópicos de grande interesse para reflexão.

O primeiro texto conduz-nos por um percurso de leitura das implicações da cidadania para a formação integral do indivíduo, muito particularmente no que ao Ensino do Português como Língua não Materna diz respeito. Aí o leitor encontrará caminhos metodológicos e sugestões de leitura complementar.

O segundo, sobre o estatuto do ensino do português como Língua Segunda no Sistema Educativo Nacional, ajuda-nos a reflectir sobre a situação actual desta problemática, e desenha perspectivas de compensação do que necessita correcção e, ou, implementação futura.

Finalmente o terceiro texto corresponde a um Relatório produzido no âmbito de um Trabalho de Investigação Aplicada subordinado ao tema “Alunos dos PALOP - dificuldades concretas no Português Europeu”. Trata-se, à semelhança de textos que antes apresentámos, de uma abordagem de natureza instrumental que em muito nos ajudará a sistematizar algumas das realidades que conhecemos e que pode também constituir um excelente guia metodológico para trabalhos de aplicação prática.

Boas leituras e óptimas férias para todos!

Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho


Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho


© Instituto Camões 2006