N.º 4, Abril de 2005
Editorial
A Língua Portuguesa em África
Representações da aprendizagem do PL2
A Língua Portuguesa na Guiné-Bissau
Apontadores
Ficha técnica
Números publicados
N.º 1 - Abril 2004
N.º 2 - Outubro 2004
N.º 3 - Dezembro 2004
N.º 4 - Abril 2005
N.º 5 - Agosto 2005
N.º 6 - Agosto 2006

Publicamos neste quarto número de Idiomático três textos que se relacionam directamente com a realidade africana. O primeiro, da nossa autoria, coloca algumas questões de enquadramento de problemas sobre a Língua Portuguesa que consideramos deverem ser destacados no momento que hoje vivemos, de grandes mudanças e também, por isso, de grandes desafios. Ao nível das mentalidades e das perspectivas científicas e metodológicas nomeadamente.

Os dois seguintes dedicam-se à reflexão sobre a Guiné-Bissau. Esta é uma escolha intencional, uma vez que se trata de um país muitas vezes excluído dos estudos empíricos e de investigação fundamental. Esperamos desta forma dar um contributo actual para a compreensão de uma realidade que deve merecer a nossa atenção de docentes e investigadores.

Apresentamos assim um trabalho de investigação e tratamento de dados referentes a estudantes de origem guineense, seguido de um outro de natureza testemunhal, que parte de uma experiência de ensino-aprendizagem naquele país.

Boa leitura e até sempre!

Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho


© Instituto Camões 2005