N.º 1, Abril de 2004
Editorial
A correcção do erro
Ensinar com concordâncias
Pedagogia mediatizada
Competência em Português
Notas de leitura
Apontadores
Ficha técnica
Números publicados
N.º 1 - Abril 2004
N.º 2 - Outubro 2004
N.º 3 - Dezembro 2004
N.º 4 - Abril 2005
N.º 5 - Agosto 2005
N.º 6 - Agosto 2006

Esta revista é um instrumento de consulta e de trabalho para professores que ensinam português como língua não materna. Queremos criar um espaço para discussão de questões práticas sobre a didáctica das línguas. Pretendemos criar de um conjunto de referências para consulta de docentes e alunos. Este primeiro número incide sobre aspectos metodológicos de adaptação fácil a contextos culturais e linguísticos diversos. Um dos artigos é um estudo empírico sobre o tipo de erros que se podem esperar de estudantes universitários moçambicanos. Expõe os desvios às normas do português-padrão e aponta o tipo de ensino da língua que vai ao encontro das necessidades dos alunos. O artigo sobre como utilizar um corpus linguístico tem aplicabilidade em qualquer contexto linguístico, bem como os artigos sobre a pedagogia mediatizada e a correcção do erro. Lançamos ainda algumas notas de leitura para que os leitores tenham informação sobre recursos didácticos.

Esperamos vir a diversificar os temas abordados nos números que se seguem e deixamos o apelo à colaboração de possíveis interessados. Planeamos publicar a Idiomático três vezes por ano e assim criar um espaço que ligue aqueles que espalham a língua e cultura portuguesas pelo mundo. São as experiências dos que ensinam a língua portuguesa e as novas formas de abordar a aprendizagem que nos podem enriquecer e levar a desbravar novos caminhos. Deixamos neste primeiro número a semente desta descoberta. Esperamos que as ideias nele apresentadas tomem vida na sala de aula.

Luísa Araújo


© Instituto Camões 2004