A PRONÚNCIA DO PORTUGUÊS EUROPEU

Instituto Camões - Clique para visitar numa janela nova
 
Menu Principal
Introdução
Convenções e Transcrição Fonética
Fonética e Fonologia: Que diferença?
Características Fonéticas do Português Europeu VS Português Brasileiro
O Acento de Palavra no Português
A Sílaba no Português Europeu
A Palavra Prosódica
O Sintagma Entoacional
Sândi Externo ou o Encontro de Palavras
A Importância da Prosódia
A Sílaba no Português Europeu
O Ataque
O Núcleo da Rima
A Coda da Rima

A Sílaba no Português Europeu

A Coda da Rima

 

Em Português, como na maioria das línguas, só um número reduzido de consoantes pode ser coda de sílaba. No Português Europeu, as consoantes em coda são três, as líquidas /l/ e e a fricativa com diferentes realizações fonéticas.

 
Codas de sílabas
par parte
  mal   falta
  más   peste
        mesmo
 
As consoantes /l/ e em coda, no interior da palavra ou antes de pausa, têm uma única realização, e , como nos exemplos seguintes:
 
 
parte falta
  forte   solta
  furtar   silvar
 

A consoante em coda tem duas realizações no meio da palavra, por assimilação da sonoridade da consoante que se segue: se a consoante seguinte for vozeada ([b, d, g, v, m, n, l]), e se for não-vozeada ([p, t, k, f,]).

 
Vozeada Não-Vozeada
desbloquear aspas
  desdita   susto
  resgate   escravo
  desventura   desfeito
  legislar      
  sismo      
  desnatado      
 

em coda seguido de /s/, /z/, ou (como sucede com o prefixo em descentrar, deszelar, desgelar ou descida) pode pronunciar-se, num registo pausado, como ou conforme a sonoridade da consoante que se segue (por exemplo, descida ou . Na fala coloquial, porém, é habitual as duas consoantes fundirem-se numa só (como em descida , desgelar . O em coda de sílaba também nunca precede mas sempre e realiza-se como (desrolhar , desregrado .

Se a sílaba terminar a palavra, as consoantes em coda podem ter outras realizações conforme o segmento inicial da palavra seguinte, excepto que sempre se pronuncia quer seja seguida de consoante ou vogal (atar mal ; atar forte ; atar assim ). Mas se a sílaba final de palavra terminar em /l/, há duas realizações: se a palavra seguinte começar por consoante e [l] se a palavra começar por vogal (ficando a lateral em ataque da sílaba seguinte). Assim:

 
 
sal branco sal fino sal amargo
 
Se a sílaba final da palavra terminar em , há três realizações possíveis: ou conforme a sonoridade da consoante inicial da palavra seguinte e [z] se essa palavra começar por vogal. Vejam-se os exemplos:
 
 
rapaz bom rapaz triste rapaz amigo
casas belas casas feias casas altas
fez bem fez parte fez assim
 

Quando a palavra seguinte começa por ou (como em jantar ou chegar) a consoante em coda (final) e a consoante em ataque (inicial) podem fundir-se numa só, como em:

 
   
vamos jantar
faz chegar
queres jogar
 

 

Leituras Complementares

Andrade, Ernesto d’ e Viana, Maria do Céu (1994) Sinérese, diérese e estrutura silábica. Actas do IX Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL, 31-42.

Freitas, Maria João e Santos, Ana Lúcia (2001) Contar (Histórias de) Sílabas. Descrição e Implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Ed. Colibri/APP.

Freitas, Maria João e Rodrigues, Maria Celeste (2004) On the nature of sC clusters in European Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics. Volume 2, nº 2: 55-85.

Mateus, Maria Helena Mira Brito, Ana Maria, Duarte, Inês, Faria, Isabel, Frota, Sónia, Oliveira, Fátima, Matos, Gabriela, Vigário, Marina e Villalva, Alina (2003) Gramática da Língua Portuguesa. 5ª edição revista e aumentada. Lisboa: Editorial Caminho. Capítulo 26.

Mateus, Maria Helena Mira, Falé, Isabel e Freitas, Maria João (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. Capítulo 6.2.

Vigário, Marina e Falé, Isabel (1994) A sílaba no Português Fundamental: uma descrição e algumas considerações de ordem teórica. Actas do IX Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL: 465-477.

  ^ Voltar ao topo ^  
 
Copyright 2006 - Instituto Camões - Todos os direitos reservados.
É expressamente proibido copiar todo ou parte do conteúdo deste sítio.
POS Conhecimento União Europeia - Feder