idiomático

N.º 2, Outubro de 2004
Editorial
O projecto Galanet
A Actualidade em Português
Exclusão social e fracasso escolar em Maputo
Notas de leitura
Apontadores
Ficha técnica
Números publicados
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"A utilização das TIC no ensino-aprendizagem de línguas: o projecto Galanet no contexto europeu de promoção da intercompreensão em Línguas Românicas. O caso do PLE."

Sílvia MELO 1
L@LE - Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
Universidade de Aveiro - Portugal

Resumo

O conceito de intercompreensão, entendido grosso modo como possibilidade de "hablar cada uno su lengua y entender la de su interlocutor – sobre todo si es de la misma familia lingüistica" (Hermoso, 1998), tem surgido como fio condutor de numerosos projectos europeus de ensino-aprendizagem de línguas e de formação de professores.

Estes projectos, que frequentemente se consubstanciam na produção de produtos multimédia (EuRom4, Galatea) ou de plataformas na Internet (Iglo, Galanet), pretendem responder às crescentes demandas de preservação da heterogeneidade linguística da Europa, numa clara política de promoção do plurilinguismo e do multiculturalismo europeus.

É com base neste quadro didactológico e político brevemente esboçado que apresentaremos o projecto Galanet ("Site pour le developpement de l'intercompréhension en Langues Romanes"), que pretende colocar à disposição de falantes "romanófonos" um dispositivo de desenvolvimento das capacidades de intercompreensão em Espanhol, Francês, Italiano e Português com base na realização de módulos de auto-formação nestas línguas e de actividades de comunicação plurilingue on-line (chats, fóruns de discussão e e-mail), organizados em torno do desenvolvimento de um trabalho de projecto inter-equipas. Focalizar-nos-emos nas potencialidades e obstáculos que uma plataforma deste tipo coloca ao nível do ensino-aprendizagem do Português Língua Estrangeira, partindo das intervenções dos aprendentes que estiveram envolvidos na primeira experimentação do site Galanet e das estatísticas das participações que este nos permitiu recolher.

Texto integral: 23 páginas "A utilização das TIC no ensino-aprendizagem de línguas: o projecto Galanet no contexo teuropeu de promoção da intercompreensão em Línguas Românicas. O caso do PLE." - Sílvia Melo PDF | 753 Kb




1 Sílvia Melo é licenciada em Ensino de Português e Francês, pela Universidade de Aveiro, e é actualmente bolseira de doutoramento da FCT sob a orientação científica da Professora Maria Helena de Araújo e Sá, na mesma universidade. Está integrada no Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. De entre as suas áreas de interesse científico destacam-se a comunicação on-line, a interacção plurilingue, a intercompreensão e as Línguas Românicas.

ARAÚJO e SÁ; M. H. & MELO, S. (2002). “Internet and plurilingual learning – chats in the development of intercomprehension in Romance Languages”, Conferencia Internacional de Tecnologias de la Información y Comunicación en Educación (ICTE), Badajoz, 13-16 de Novembro de 2002 (Espanha).

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MELO, S. & ARAÚJO e SÁ, M. H. (2003.c). "O sujeito e as Línguas Românicas: compreensão de notícias televisivas por alunos do Ensino Superior", in Didáctica das línguas e literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento – Actas do I Encontro Nacional da SPDLL, Coimbra, Pé de Página Editores, pp. 145-152.


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