N.º 2, Outubro de 2004
Editorial
O projecto Galanet
A Actualidade em Português
Exclusão social e fracasso escolar em Maputo
Notas de leitura
Apontadores
Ficha técnica
Números publicados
N.º 1 - Abril 2004
N.º 2 - Outubro 2004
N.º 3 - Dezembro 2004
N.º 4 - Abril 2005
N.º 5 - Agosto 2005
N.º 6 - Agosto 2006

Strategies in Learning and Using a Second Language

Andrew Cohen
Longman Applied Linguistics & Language Study S., 1998


Strategies in Learning and Using a Second Language

Strategies in Learning and Using a Second Language oferece uma introdução ao estudo da aprendizagem de língua segunda e ao uso de estratégias de aprendizagem da mesma. Com este livro, Andrew Cohen pretende apresentar uma análise mais aprofundada do modo de avaliar as estratégias a que o aprendente recorre na aprendizagem de uma língua.


Esta investigação pretende ser útil a professores, alunos e investigadores. Os últimos poderão usufruir dos métodos de pesquisa apresentados, facultando uma ajuda na determinação dos seus tópicos de pesquisa e na escolha dos meios de investigação, beneficiando, assim, o estudo do tão vasto campo das estratégias de aprendizagem da língua.


Também será particularmente útil para os professores que pretendam ser um apoio mais activo na aprendizagem dos seus alunos pois, ao reconhecerem que o uso de estratégias é eficaz na aprendizagem, poderão destacar os esforços dos alunos, levando-os, assim, a alcançar os seus objectivos. Este suporte é apresentado no livro sob a forma de princípios ou sugestões.


Os estudantes são incentivados a “aprender a aprender” e a usar a língua baseados num ensino, onde as estratégias de aprendizagem desempenham um papel de extrema importância.


De modo a percorrer todos os itens indicados, o livro está dividido em cinco secções principais: (1) uma discussão da terminologia que descreve a aprendizagem da língua segunda e uso de estratégias; (2) uma revisão dos métodos de pesquisa disponíveis para avaliar as estratégias utilizadas em L2; (3) o uso das estratégias e os efeitos do ensino baseado em estratégias; (4) estratégias de escolha da língua de pensamento; (e) uso de estratégias em situações de aplicação.


Uma mais-valia de Strategies in Learning and Using a Second Language é o visível espaço dedicado a discussões terminológicas e de métodos de pesquisa, propondo-se o autor a fazer um contrabalanço entre a teoria, a pesquisa e as suas implicações pedagógicas.

Raquel Caldas


Learning Strategies in Second Language Acquisition

O’Malley, J. Michael, Chamot, Anna U.
Cambridge University Press, 1990


Learning Strategies in Second Language Acquisition

Learning Strategies in Second Language Acquisition é uma referência essencial para os interessados na área de língua segunda, mais concretamente no que respeita às estratégias de aprendizagem da mesma.


O’Malley e Chamot propõem-se cumprir três objectivos, referidos no prefácio do livro: responder à falta de informação acerca do modo como a aquisição de língua segunda pode ser integrada na teoria cognitiva e nas pesquisas de estratégias de aprendizagem; expor a necessidade de uma síntese das pesquisas e teorias cognitivas com a investigação e perspectivas actuais da aquisição de língua segunda; responder à crescente necessidade de orientação entre os professores de língua segunda de como devem integrar os conhecimentos e competências trazidos para a sala de aula pelos alunos, encorajando o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem.


Deste modo, o livro pretende fazer uma ligação entre os campos de aquisição de língua segunda e a psicologia cognitiva, olhando para a língua como um campo de competências cognitivas complexas que pode ser definido dentro deste contexto teórico.


Os autores pretendem fazer uma descrição e classificação das estratégias de aprendizagem na aquisição da língua segunda, revendo os processos cognitivos e a sua aplicação à aprendizagem, baseados em investigações empíricas, de modo a aperfeiçoar as práticas de ensino. Assim, são apresentados modelos de instrução que os professores podem aplicar nas suas aulas, sendo os materiais baseados nas referidas investigações da aquisição de língua segunda e na teoria cognitiva.


O livro dá, também, uma visão geral das técnicas que os aprendentes normalmente utilizam quando estão a estudar uma língua, o modo como as podem adaptar eficazmente e adquirir novas estratégias.

Raquel Caldas


© Instituto Camões 2004