|
|||||||
|
|||||||
"Representações da Aprendizagem do Português Língua Segunda o caso de duas alunas guineenses do 10º ano". Ana Luísa Oliveira * LEIP Laboratório de Investigação em Educação em Português Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa Universidade de Aveiro
Partiremos da explicitação dos conceitos teóricos de Consciência (Meta)Linguística, Competência de Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem para, de seguida, apresentarmos o estudo de caso de duas alunas guineenses que frequentam o 10º ano de escolaridade. Palavras-chave: Língua Materna / Língua Segunda; Representações da aprendizagem; Consciência (meta)linguística * Ana Luísa Nunes de Oliveira é licenciada em ensino de Português e Inglês, pela Universidade de Aveiro, e é actualmente bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Helena Ançã, na mesma universidade. Está integrada no Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP), no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. De entre as suas áreas de interesse científico destacam-se o Português enquanto Língua Não Materna (Língua Segunda, língua de Acolhimento), a pluralidade linguística e cultural, as narrativas de vida e a consciência metalinguística. |
|||||||
|
|||||||
© Instituto Camões 2005 | |||||||