idiomático

N.º 4, Abril de 2005
Editorial
A Língua Portuguesa em África
Representações da aprendizagem do PL2
A Língua Portuguesa na Guiné-Bissau
Apontadores
Ficha técnica
Números publicados
N.º 1 - Abril 2004
N.º 2 - Outubro 2004
N.º 3 - Dezembro 2004
N.º 4 - Abril 2005
N.º 5 - Agosto 2005
N.º 6 - Agosto 2006



"Representações da Aprendizagem do Português Língua Segunda
– o caso de duas alunas guineenses do 10º ano".

Ana Luísa Oliveira
*
LEIP – Laboratório de Investigação em Educação em Português
Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa
Universidade de Aveiro



Resumo: Este texto tem como principal objectivo demonstrar as potencialidades do estudo das Representações ao serviço da Didáctica do Português Língua Não Materna. Sendo a situação de um aprendente de Língua Segunda, de facto, particular e complexa, a análise dos factores que determinam o seu processo de aprendizagem torna-se incontornável.

Partiremos da explicitação dos conceitos teóricos de Consciência (Meta)Linguística, Competência de Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem para, de seguida, apresentarmos o estudo de caso de duas alunas guineenses que frequentam o 10º ano de escolaridade.


Palavras-chave: Língua Materna / Língua Segunda; Representações da aprendizagem; Consciência (meta)linguística



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* Ana Luísa Nunes de Oliveira é licenciada em ensino de Português e Inglês, pela Universidade de Aveiro, e é actualmente bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia sob a orientação científica da Professora Doutora Maria Helena Ançã, na mesma universidade. Está integrada no Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP), no Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. De entre as suas áreas de interesse científico destacam-se o Português enquanto Língua Não Materna (Língua Segunda, língua de Acolhimento), a pluralidade linguística e cultural, as narrativas de vida e a consciência metalinguística.


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