Além do acento principal, a palavra pode conter outros pontos de proeminência, os acentos secundários. A atribuição do acento principal faz-se no nível lexical visto que tem em conta a estrutura interna (morfológica) da palavra. Os acentos secundários estão sujeitos a outros factores.
• Os acentos secundários morfológicos são os que se considera marcarem as sílabas acentuadas das palavras primitivas nos derivados com os sufixos –zinho, –zito, –zão etc. (como papelzinho ou mulherzita) e com o sufixo –mente (como belamente).
• De um ponto de vista prosódico, no entanto, considera-se a existência de acentos secundários na palavra, ou seja, pontos de proeminência que estão presentes na cadeia sonora mas não atingem a intensidade do acento principal. Os acentos secundários reforçam o poder informativo do acento principal e organizam a cadeia fonética como um domínio rítmico.
• No discurso oral, os acentos principal e secundários apresentam-se como um princípio rítmico de alternâncias acentuais. Os acentos secundários ocorrem em intervalos regulares, sempre em sílabas pré-tónicas, e podem marcar a sílaba inicial da palavra ou marcar sílabas alternantes a partir da tónica para a esquerda, até ao limite da palavra, como se pode ver nos exemplos seguintes (as sílabas com acento principal estão precedidas do diacrítico ['] e as que têm acento secundário, do diacrítico [']). |
A localização dos acentos secundários faz-se no nível fonético e pode variar conforme o contexto fónico ou outros factores aleatórios (computador, por exemplo, tem duas possibilidades de incidência do acento secundário – Çcomputa'dor e comÇputa'dor). O acento principal de palavra, contudo, tem uma localização obrigatória de acordo com as regras da língua
Leituras Complementares
Andrade, Ernesto d’(1981). As alternâncias vocálicas no sistema verbal do Português. In Boletim de Filologia (Lisboa), XXVI, 69-81.
Andrade, Ernesto d’ e Laks, Bernard (1992). Na crista da onda: o acento de palavra em português. Actas do VII Encontro Nacional da APL, Lisboa, 1991: 15-26.
Mateus, Maria Helena Mira (1982) O acento da palavra em português: uma nova proposta. Boletim de Filologia, 28: 211-229.
Mateus, Maria Helena, Andrade, Amália, Viana, Maria do Céu, Villalva, Alina (1990) Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. Capítulo 5.
Mateus, Maria Helena Mira e d’Andrade, Ernesto (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press. Capítulo 6.
Mateus, Maria Helena Mira Brito, Ana Maria, Duarte, Inês, Faria, Isabel, Frota, Sónia, Oliveira, Fátima, Matos, Gabriela, Vigário, Marina e Villalva, Alina (2003) Gramática da Língua Portuguesa. 5ª edição revista e aumentada. Lisboa: Editorial Caminho. (Capítulo 26).
Mateus, Maria Helena Mira, Falé, Isabel e Freitas, Maria João (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta. Capítulo 6.
Pereira, Isabel (1999) O acento de palavra em Português – uma análise métrica. Dissertação de doutoramento Coimbra: Universidade de Coimbra. |