idiomático

N.º 3, Dezembro de 2004
Editorial
PLS e PLE: investigação
e ensino
Conceitos e métodos na aprendizagem de PLE
Hipóteses sobre transfer na aquisição da LS
Notas de leitura
Ficha técnica
Números publicados
N.º 1 - Abril 2004
N.º 2 - Outubro 2004
N.º 3 - Dezembro 2004
N.º 4 - Abril 2005
N.º 5 - Dezembro 2005
N.º 6 - Dezembro 2006


"Conceitos e métodos na aprendizagem
do Português como língua estrangeira.
Português Mais – um manual escolar em análise".

Joaquim Manuel da Esperança
1



Palavras-chave: língua estrangeira, quadro europeu comum de referência para as línguas, competência comunicativa, análise de manual.

Resumo:

Tendo em conta a perspectiva de quem ensina, a aprendizagem duma língua estrangeira exige uma constante actualização dos conhecimentos relacionados com a didáctica e a prática dessa língua.

O aluno que aprende uma língua estrangeira não parte do zero absoluto, como é óbvio. Ele traz consigo saberes que a língua materna lhe proporcionou.

Nesse sentido, o QECR (Quadro Europeu Comum de Referência) tipifica os domínios que interessarão ao aprendente: o privado, o público, o profissional, o educativo. Todos eles remetendo para a ideia de cultura, pois não se aprende uma língua sem se perceber o contexto em que ela vive.

A perspectiva interaccionista, de entre todas as possibilidades teóricas apontadas, é sem dúvida a que mais garantias parece oferecer, uma vez que leva o aluno a ganhar autonomia na construção do seu discurso.

Os métodos e estratégias de aprendizagem devem considerar princípios gerais, como, por exemplo, os referidos no QECR, que chamam a atenção para a necessidade de basear o ensino nos interesses dos alunos, definir objectivos claros e realistas, usar métodos e materiais adequados e avaliar programas de aprendizagem.

Alguns autores reforçam a questão do método, destacando aspectos tão importantes como a necessidade de se prestar mais atenção ao processo de aprendizagem do que ao fim para que ela remete, bem como de se incentivar o aluno a correr mais riscos, perdendo o medo do erro.

Concretamente, o conceito de competência comunicativa, de Hymes, complementado por outros autores, contribuiu bastante para o desenvolvimento de novas ideias no domínio do ensino das línguas estrangeiras, pois engloba tanto o conhecimento da língua como a capacidade de a usar (competência gramatical, sociolinguística, discursiva e estratégica, para uns; competência linguística, sociolinguística e pragmática, para o QECR).

O papel do professor deverá ser, preferencialmente, o de quem se preocupa com o ambiente pedagógico e didáctico que favoreça a aprendizagem, procurando responsabilizar o aluno enquanto elemento activo na procura de informação.

Simultaneamente, o professor deverá ter em conta, sempre, os princípios orientadores da sua actividade – os objectivos, quer gerais, quer específicos, de acordo com as orientações das instituições de que depende.


O manual Português Mais, destinado a alunos de nível avançado, embora tenha qualidades indiscutíveis, não deixa, no entanto, de apresentar algumas limitações, pelo facto de não referir objectivos, bem como por não apresentar orientações conceptuais claras.


Texto integral: 34 páginas Conceitos e métodos na aprendizagem do Português como língua estrangeira PDF | 208 Kb


1 Joaquim Esperança nasceu a 2-2-56, em Monfortinho, distrito de Castelo Branco.
Licenciado em 1982, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é actualmente professor de Português na Escola Secundária de José Afonso, Loures, onde participa num projecto de ensino de Português como LM/L2 a alunos provenientes dos PALOP.
É formador de Português e Comunicação Escrita e Oral nos centros de formação profissional tutelados pelo IEFP;
Frequenta o mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.


© Instituto Camões 2004