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Literatura Oral


Parte esquerda do tríptico 
"Domingo em Lisboa" 
da Gare da Rocha Conde de Óbidos, fresco de José de Almada Negreiros

É composta pelo Romanceiro (constituído por «romances populares», que são composições versificadas sobre aventuras guerreiras, sociais ou amorosas, ex. Romance da Nau Catrineta, Santa Iria, O Conde Alemão), pelos Contos


Cancioneiro da Ajuda: 
Rapariga dançando e tocando castanhetas, jogral com psaltério


Tradicionais
(histórias breves de carácter quotidiano, muitas vezes com intervenção do sobrenatural, ex. História da Carochinha) e por Trovas Populares (que constituem o Cancioneiro, ex. Senhora do Almurtão), com peças na sua maioria transmitidas pelo canto.

Apresentam por vezes versões diferenciadas, já que a sua criação anónima, passando de boca em boca e sendo reproduzido de memória, conhece deturpações que acabam por enriquecê-la e por consagrar assim a sua base colectiva.

Garrett (em consonância com o ideal romântico de valorização das origens da nacionalidade e da tradição popular), Teófilo Braga, Leite de Vasconcelos e Consiglieri Pedroso procederam à recolha destas composições.

No século XX, Fernando Lopes Graça apresentou muitas das versões musicais dos textos do Cancioneiro e de alguns romances.

 



© Instituto Camões, 2001