N.º 1, Abril de 2004
Editorial
A correcção do erro
Ensinar com concordâncias
Pedagogia mediatizada
Competência em Português
Notas de leitura
Apontadores
Ficha técnica
Números publicados
N.º 1 - Abril 2004
N.º 2 - Outubro 2004
N.º 3 - Dezembro 2004
N.º 4 - Abril 2005
N.º 5 - Agosto 2005
N.º 6 - Agosto 2006

A Competência em Português dos Estudantes Universitários em Moçambique: Primeira Abordagem

Conceição Siopa, Nelson Maurício Ernesto, Carlito Companhia
Faculdade de Letras, Departamento de Línguas, Universidade Eduardo Mondlane

1. Introdução

Em contextos multilingues, pós-coloniais, a situação linguística apresenta questões particularmente complexas e interessantes. No caso específico de Moçambique, a língua portuguesa é, para a maior parte dos seus falantes, uma língua segunda (L2), adquirida quer em ambiente natural no seio da comunidade em que vivem os aprendentes, quer em contextos de instrução formal.

Durante a aquisição do Português/L2, em Moçambique emergem propriedades gramaticais diferentes do Português Europeu (PE) que parecem ter tendência a fixar-se, passando a tomar parte do seu reportório linguístico. Estas propriedades manifestam-se ao nível fonético-fonológico, lexical, sintáctico e morfológico, constituindo áreas de fossilização dos “erros” de aquisição desta L2. A sua erradicação requer metodologias específicas de ensino que dêem aos aprendentes a possibilidade de alcançarem uma proficiência linguística semelhante à dos falantes nativos.

O presente estudo tem os seguintes objectivos:

(i) apresentar uma taxonomia de “erros”, face ao Português Europeu (PE), produzida pelos estudantes do 1° e 2° anos das licenciaturas na área do Português;

(ii) identificar as áreas problemáticas do Português da população tomada como alvo, ao nível do léxico, léxico-sintaxe, sintaxe, morfo-sintaxe, ortografia e acentuação;

(iii) mostrar que o conhecimento destas áreas problemáticas pode contribuir para uma reflexão sobre os conteúdos dos programas da disciplina de Português e sobre as metodologias de ensino desta língua no ensino superior.

Assim, o presente estudo tem a seguinte estrutura: depois da introdução onde se faz o enquadramento geral da pesquisa e se referem os objectivos traçados, apresenta-se a taxonomia utilizada na classificação dos “erros” face ao PE e a sua importância na caracterização das áreas problemáticas da Língua Portuguesa da população auscultada. Finalmente, faz-se uma reflexão sobre as aplicações e os resultados da taxonomia utilizada na selecção de conteúdos gramaticais a constarem nos programas de Português do ensino superior.

Texto integral: 20 páginas PDF | 173 Kb


© Instituto Camões 2004