Clique na imagem para a ampliar

No Rol do Pagamento da fortaleza de Sofala, relativo ao mês de Agosto de 1510, encontram-se referenciados os nomes de João Fernandes como língua e os de Gaspar e Francisco como escravos “e negros do rei nosso senhor”, sendo atribuído o ofício de língua apenas a Francisco. Porém, nos dois meses anteriores a este, tanto Francisco como Gaspar constam do Rol, ora como línguas (Junho), ora como escravos unicamente (Julho). Quanto a João Fernandes, talvez um homem de armas a prestar serviço na fortaleza, não se encontram outras referências a pagamentos devidos pelo ofício de língua nos meses anteriores e posteriores ao mês de Agosto. Seguiremos, portanto, os trajectos de Francisco e de Gaspar.

Clique na imagem para a ampliar

Francisco e Gaspar são negros e escravos de D. Manuel. Na fortaleza desde Junho de 1510, devem ter permanecido em Portugal o tempo suficiente que lhes permitisse a aprendizagem do português. Em Outubro de 1510, Gaspar aparece como casado, aumentando nessa data o seu mantimento, que passa de sete alqueires de milho para dez, o que é significativo do estatuto que o casamento então conferia a quem o contraía, mesmo tratando-se de alguém desprovido de um nome de família. Francisco, por sua vez, continua a receber os sete alqueires do costume. Esta situação mantém-se durante todo o ano de 1511.

A partir de Julho de 1512, Francisco desaparece do Rol e Gaspar a partir do mês de Setembro do mesmo ano. Será necessário esperar pelo ano de 1516 para voltarmos a ter referências de línguas a prestar serviço na fortaleza de Sofala. Nessa data, a idade da fortaleza já permitia que o recrutamento para as tarefas de língua se fizesse junto dos moradores de Sofala.
C. C. P.

Fonte: Documentos sobre os Portugueses em Moçambique e na África Central, vol. II, Lisboa, Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, 1962-1989. 

para imprimir este texto
| Número 8 | Abril 2006 |
Editorial
Artigo
Bocage, tradutor
Patrono
S. Jerónimo no Mosteiro do Espinheiro
Dicionário
Francisco, Gaspar, João Fernandes, línguas de Sofala
Francisco de Albuquerque
Citação
Vasco Graça Moura
Notícias
Cursos de Verão
Eventos e iniciativas
Ligações a outros sítios
Algumas ligações úteis
Coordenadores
Carlos Castilho Pais
Margarita Correia
Números publicados
N.º 1 - Maio 2002
N.º 2 - Fevereiro 2003
N.º 3 - Dezembro 2003
N.º 4 - Maio 2004
N.º 5 - Dezembro 2004
N.º 6 - Abril 2005
N.º 7 - Junho 2005
N.º 8 - Abril 2006
N.º 9 - Agosto 2006
N.º 10 - Novembro 2006
N.º 11 - Abril 2007
© Instituto Camões, 2006