Adolfo Coelho
Alexandre Herculano
Almeida Garrett
Antero de Quental
António Nobre
Basílio Teles
Eça de Queirós
Gomes Leal
Jaime Batalha Reis
Lopes de Mendonça
Moniz Barreto
Oliveira Martins
Pinheiro Chagas
Rafael Bordalo Pinheiro
Rebello da Silva
Teófilo Braga
Abel Salazar
Adérito Sedas Nunes
Adolfo Casais Monteiro
Agostinho da Silva
Alexandre O'Neill
António Gedeão
Aquilino Ribeiro
Augusto Abelaira
Bento de Jesus Caraça
Bernardo Marques
Borges de Macedo
Carlos Ramos
David Mourão-Ferreira
Eugénio de Andrade
Fernando Gil
Fernando Lopes-Graça
Fernando Pessoa
Fidelino de Figueiredo
Florbela Espanca
Guilhermina Suggia
Helena Vaz da Silva
Hernâni Cidade
Irene Lisboa
Jacinto do Prado Coelho
Jaime Cortesão
João Gaspar Simões
Joaquim de Carvalho
Jorge de Sena
Jorge Peixinho
José Augusto Seabra
José Cardoso Pires
José Gomes Ferreira
José Rodrigues Miguéis
Leonardo Coimbra
Lindley Cintra
Luís Albuquerque
Luís de Freitas Branco
Manuel Antunes
Manuel Viegas Guerreiro
Maria Archer
Maria de Lourdes Belchior
Maria Lamas
Mário Botas
Mário Eloy
Mário Sottomayor Cardia
Miguel Torga
Orlando Ribeiro
Paulo Quintela
Raul Brandão
Raul Proença
Sílvio Lima
Sophia de Mello Breyner Andresen
Teixeira de Pascoaes
Vergílio Ferreira
Viana da Mota
Vieira da Silva
Vieira de Almeida
Vitorino Magalhães Godinho

por Bárbara Coutinho
Carlos Ramos - Anos 60
Carlos Ramos - Anos 60
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Arquitecto, urbanista e pedagogo, Carlos João Chambers Ramos (1897-1969) nasce no Porto em 15 de Janeiro de 1897. A infância passa-a em Lisboa depois de seu pai, Manuel Maria de Oliveira Ramos (1862-1931), ter sido convidado para leccionar a cátedra de História na Faculdade de Letras. Durante a adolescência, Carlos Ramos convive, graças à profissão e conhecimentos de seu pai, com a elite cultural e intelectual do país, crescendo num ambiente pautado pela música e pela arte. Depois de conhecer e privar com o arquitecto Ventura Terra, decide seguir arquitectura e, em 1915, faz o exame de admissão ao curso especial de arquitectura civil juntamente com os seus amigos, Cottinelli Telmo, Paulino Montez e Leitão de Barros. Durante o curso, tem ainda como colegas Cristino da Silva, Pardal Monteiro e Carlos Rebelo de Andrade, formando o que considera ser o maior lote de arquitectos que a Escola de Lisboa jamais formara. A amizade com Almada Negreiros, Eduardo Viana e Mário Eloy nasce durante a década de 1910, década em que projecta o Bristol Club, em que assiste aos bailados russos, em que participa na efémera revista Sphinx e no projecto da Lusitânia Films e em que inicia a sua importante colecção de arte.

Arquitecto do primeiro modernismo português, Carlos Ramos retrata-se a si próprio como membro de uma “geração de transigentes” [1] que teve de contemporizar ou mesmo abdicar de alguns dos seus ideais de forma a garantir a sua sobrevivência profissional. Nesta afirmação, Ramos mostra-se consciente dos custos e compromissos que implicou essa atitude. Depois da sua obra evoluir da influência art déco à afirmação da linguagem modernista, privilegiando a depuração e o tratamento rigoroso dos volumes [2], os projectos assinados entre 1930 e 1950 revelam-se qualitativamente irregulares. Testemunham o carácter eminentemente prático e epidérmico do modernismo nacional e a adopção de valores modernos utilizados como mais um vocabulário de uma linguagem ecléctica, cada vez mais historicista e revivalista. Deste modo, vemo-lo recorrer a um monumentalismo neoclássico, marcado por uma clara geometrização e uma frugalidade ornamental exterior quando se trata de representar o poder; a propor habitações, postos fronteiriços ou tribunais num regionalismo vernacular e com recurso a materiais de construção tradicionais; ou a projectar equipamentos públicos funcionalistas com técnicas e materiais modernos, como o betão armado e o vidro. Os inúmeros postos fronteiriços juntamente com os vários tribunais, equipamentos hospitalares e planos urbanísticos fazem dele uma figura importante na edificação da imagem arquitectónica do Estado Novo levada a cabo por Duarte Pacheco e pelo Ministério das Obras Públicas.

Inerente a toda a sua obra arquitectónica está a procura em ultrapassar a aparente contradição entre os conceitos de modernismo e nacionalismo. Ao defender que nacionalismo não passa do conhecimento exacto do espaço em que vivemos e modernismo a consciência exacta do nosso tempo, Carlos Ramos procura encontrar, sem sucesso, a expressão arquitectónica que resultasse da articulação dos princípios funcionalistas com a especificidade nacional. Contudo, ao defender este princípio, antecipa o Regionalismo crítico dos anos cinquenta.

Filho, sobrinho e neto de professores, Carlos Ramos toma a função educativa como o principal legado familiar. Para Ramos formar não é uma acção confinada à sala de aula nem se limita ao ensino de conhecimentos teóricos ou práticos. Formar é sobretudo transmitir uma ética profissional e uma consciência de classe que Ramos veicula através do seu exemplo, pois acredita que só com uma vida associativa forte e uma intervenção coesa dos arquitectos na sociedade civil é que se evitará uma outra geração de transigentes.

Carlos Ramos no atelier - finais dos anos 40
Carlos Ramos no atelier - finais dos anos 40
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Deste modo, e por defender que depende da mudança do sistema educativo toda e qualquer evolução da arquitectura nacional, só possível quando a educação estética de meia dúzia de gerações sucessivas fôr feita com cuidado, bom senso e um grande sentido de equilíbrio[3], Carlos Ramos elege a formação como objectivo maior da sua vida. Em 1933 concorre ao lugar de professor da 4ª cadeira de arquitectura na Escola de Belas Artes de Lisboa, juntamente com Paulino Montez, Cassiano Branco e Cristino da Silva. Fá-lo em nome dessa consciência e da determinação profunda em mudar o considerado obsoleto sistema de ensino. Perdida esta oportunidade para Cristino da Silva, Ramos transforma rapidamente o seu ateliê em Lisboa numa escola prática para as novas gerações de arquitectos que, durante os anos 1930 e 1940, encontram no Largo de Santos um contraponto ao ensino academizante protagonizado pela Escola. No ateliê Ramos exerce um papel de extrema relevância na tomada de consciência das novas gerações que com ele convivem, trabalham e aprendem. Por ali passam Keil do Amaral, Dário Vieira, Adelino Nunes, Raul Tojal ou Nuno Teotónio Pereira, entre muitos outros. É neste período que se torna uma referência incontornável para as novas gerações nem sempre atravez das suas obras em que foi, por vezes, forçado a transigências, mas sempre atravez de encorajamentos aos outros e da defeza inabalável do seu direito a quererem ser coerentes com o seu tempo[4].

Concorrendo para este entendimento da formação, Carlos Ramos elege a palavra como meio privilegiado de comunicação e partilha. Homem de grande cultura geral, detentor de um rápido e ágil raciocínio e de uma escrita clara e apelativa, distingue-se em palestras, conferências e debates em que participa pelo seu discurso eloquente e retórico de fino e acutilante humor. Sem ser autor de um profundo corpo teórico reflecte criticamente sobre a evolução da arquitectura e a função e formação do arquitecto, acaba por ganhar notoriedade entre a sua geração que pouco ou nada deixou escrito. Para Carlos Ramos toda e qualquer reflexão é indissociável da comunicação enquanto veículo de transmissão de conhecimentos e experiências. Daí recorrer sistematicamente ao seu percurso como exemplo prático, a interjeições pessoais e a imagens alegóricas de modo a facilitar a compreensão do seu raciocínio a toda a plateia. A reforma do sistema de ensino é a outra temática constante das suas comunicações. E mesmo que tal não aconteça, emana de todos seus discursos uma forte consciência pedagógica.

Mas é na Escola de Belas Artes do Porto que Carlos Ramos acabará por concretizar o seu pensamento. A praticabilidade efectiva deste pensamento inicia-se em 1940 quando substitui Marques da Silva e assume as funções de professor interino da 4ª cadeira de arquitectura. Até 1952 – à excepção de 1946 a 1948 em que lecciona na Escola de Lisboa – Ramos introduz uma série de inovações no ensino da arquitectura. Instaura a prática de as provas de arquitectura serem antecedidas por duas lições e leva os alunos a confrontarem-se com programas contemporâneos fazendo-os trabalhar sobre a arquitectura hospitalar, os aquartelamentos, a habitação colectiva ou os planos urbanísticos, enquanto fomenta o contacto directo com a prática profissional. É assim que promove a colaboração efectiva de discentes e docentes da Escola do Porto em projectos da sua responsabilidade. Na porta da sala de aula um excerto da definição de arquitecto de Vitrúvio [5] relembra a todos que a formação é um acto contínuo e ininterrupto. No seu interior, Ramos promove a liberdade de expressão dos alunos, ajudando-os a desenvolver a sua capacidade de argumentação através da defesa das suas opções técnicas e formais. Máxima liberdade com máxima responsabilidade [6] é o lema constantemente repetido.

Em 1952, Carlos Ramos abandona a sala de aula para assumir a direcção da Escola. Durante 15 anos consegue criar e manter, longe do estreito espartilho ideológico do Estado Novo, um microcosmos profícuo para a afirmação de uma consciência social e política inseparável das novas tendências arquitectónicas dos anos 1950/60. Este é um objectivo conseguido à custa de cedências, compromissos e pontuais ambiguidades numa delicada diplomacia. Durante este período, Ramos assume-se como catalisador ao promover um conjunto de actividades extracurriculares que procuram fazer da Escola um espaço cultural: as Magnas – onde se sente o pulsar da Escola com a exposição dos trabalhos de alunos e professores de arquitectura, pintura e escultura numa união das três artes; as exposições autorais ou temáticas; os cursos de verão e viagens; os concertos, debates, colóquios ou ciclos de cinema.

Carlos Ramos atelier - 1968
Carlos Ramos atelier - 1968
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A Escola nunca foi entendida como um fim em si próprio, mas antes um meio de prosseguir a sua ideia de pedagogia. A sua importância não está apenas no que fez, disse ou lutou; encontra-se sobretudo na criação de um espaço livre, incentivador da acção de outros. Ramos teve a particular capacidade de saber olhar e congregar à sua volta homens de diferentes gerações, chamando-os para a Escola. Se o seu axial objectivo é construir uma escola de pessoas, a sua maior herança encontra-se no sentido de escola que transmite aos seus discípulos. Ramos forma no Porto alguns dos nossos mais importantes arquitectos desde a década de 1960 até à actualidade, entre os quais se destacam Mário Bonito, João Andresen, Arnaldo Araújo, Octávio Lixa Filgueiras, Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez, Fernando Távora, Manuel Mendes, Alcino Soutinho e Álvaro Siza Vieira. Os diferentes percursos tomados por estes arquitectos e a sua importância na afirmação da arquitectura nacional, no desenvolvimento do ensino ou na reflexão teórica e histórica testemunham, mais uma vez, a herança do mestre cuja qualidade mais valorizada é o seu profundo sentido de equipa. É por estas razões que Alexandre Alves Costa apresenta a sua geração com objectivos, atitudes e convicções completamente diferentes dos de Carlos Ramos, mas acaba por se confessar herdeiro deste ao afirmar – sem ele, não seríamos o que somos[7].


Notas:

[1] Carlos Ramos, Alguns problemas de Urbanismo, conferência organizada pelo ODAM, Ateneu Comercial do Porto, 1951 (manuscrito - Departamento de Documentação e Pesquisa – Centro de Arte Moderna).

[2] O edifício Barros & Santos (1921/22) – depois Agência Havas, o Bairro Económico de Olhão (1925), o Pavilhão do Rádio (1927-1933), o projecto do Liceu Feminino Filipa de Lencastre (1929), o primeiro projecto para a Habitação Moreira de Almeida (1928) ou o Instituto Navarro de Paiva (1931) testemunham esta evolução.

[3] Carlos Ramos, «Algumas palavras e o seu verdadeiro significado», Sudoeste, nº 3, 1935.

[4] Keil do Amaral, Homenagem a Carlos Ramos. Discurso proferido no Tivoli, 1967 (manuscrito – espólio Carlos Ramos).

[5] “Para conseguir ser um bom arquitecto, é necessário ter talento e interesse pelo estudo, já que nem o talento sem o estudo, nem o estudo sem o talento podem formar um bom arquitecto. O futuro arquitecto deve estudar gramática, desenvolver a técnica de desenho, estudar geometria, instruir-se em aritmética e ser versado em história. Saber ouvir os filósofos com aproveitamento, ter conhecimentos de música, não ignorar a medicina, conseguir unir os conhecimentos do direito aos da astrologia e astronomia”, Tradução livre da versão espanhola de Marco Vitruvio, Los Diez Libros de Arquitectura. Barcelona: Editorial Ibéria, 1997, p.6.

[6] Fernando Távora, Evocando Carlos Ramos. rA. Revista da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Porto, FAUP, ano I, nº 0, Out -1987, p.75

[7] Alexandre Alves da Costa, Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa. Porto: FAUP, 1995, p. 95.


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COUTINHO, Bárbara dos Santos, “Carlos Ramos, Comunicar e Professor – Contributo para a Afirmação e Divulgação do Moderno” in AA.VV., Arquitectura Moderna Portuguesa. 1920 -1970. Lisboa: IPPA, 2004.

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ALMEIDA, Pedro Vieira de – Os concursos de Sagres. ”Representação 35” Condicionantes Consequências, dissertação de doutoramento, Universidade de Valladolid, 1998.

BECKER, Annette; TOSTÕES, Ana; WANG, Wilfried (org.) – A Arquitectura do Século XX. Portugal. Lisboa, Frankfurt: Portugal-Frankfurt 97, DAM, 1997.

COSTA, Alexandre Alves – Introdução ao Estudo da História da Arquitectura Portuguesa. Porto: FAUP, 1995

FERNANDES, José Manuel – Arquitectura Modernista em Portugal [1890.1940]. Lisboa: Gradiva, 1993.

FRANÇA, José-Augusto – A Arte em Portugal no Século XX. Lisboa: Bertrand,1974 (2ª ed., 1984).

PEREIRA, Nuno Teotónio; FERNANDES, José Manuel – "A Arquitectura do Estado Novo de 1926 a 1959" in O Estado Novo das Origens ao Fim da Autarcia (1926-1959). Lisboa: Fragmentos, 1987. Vol. II, pp. 323-357.

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